Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI Credito Sei Boas Praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Empresas desenvolvem cardápios em braile

Ação do SEBRAE RS em parceria com a Escola Louis Braille já possibilitou a três estabelecimentos incluirem o material traduzido em suas lojas

atualizado em: 10/02/17

Da Redação

COMPARTILHE
Empresários apresentam o cardápio em braile ao lado da gestora do SEBRAE RS, Jussara Argoud (Foto: SEBRAE/RS)

Empresários apresentam o cardápio em braile ao lado da gestora do SEBRAE RS, Jussara Argoud (Foto: SEBRAE RS)

Pelotas – Uma ação estimulada pelo Projeto Polo Gastronômico, desenvolvido pelo SEBRAE RS, está possibilitando para um grupo de empreendedores de Pelotas aumentar o seu público a partir de uma ação inclusiva. Desde janeiro, as empresas Cavalo Branco, Circulu’s Lanches e Imperatriz Doces Finos disponibilizam seus cardápios traduzidos para a linguagem braile. A iniciativa foi implantada em parceria com a Escola Louis Braille.

A técnica da Regional Sul do SEBRAE RS Jussara Cruz Argoud conta que a ação atende à Lei Federal 13.146, de 6 de julho de 2015, que assegura que toda pessoa com deficiência tenha direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer em igualdade de oportunidades. “Porém, a acessibilidade ainda é exceção. A partir dessa realidade, fizemos a proposta para as empresas integrantes do Polo para traduzirem os seus cardápios”, conta.

Para que o projeto fosse possível, a parceria com a Escola Louis Braille foi fundamental. “A escola tem interesse em oferecer essa oportunidade para seus alunos, então foi um desejo das duas partes. As professoras fizeram a tradução de todo o material”, ressalta Jussara. A técnica reforça também que a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, aprovada em 2015, deve ser cumprida da forma mais ampla possível.

Os primeiros três estabelecimentos a receber o material traduzido já estão operando com a novidade. A Imperatriz Doces Finos, empresa familiar no ramo desde 1997, oferece os tradicionais doces de Pelotas em seu cardápio. O proprietário, David Lubke Jeske, explica que essa já era uma demanda observada na loja, hoje instalada no Mercado Público. “Recebemos muitos clientes que não podem ler o cardápio, era necessário sempre ajudá-los. Então, essa foi uma grande oportunidade para atendê-los melhor”, comenta. Após consultorias e treinamento, os novos cardápios entraram em circulação e, conforme Jeske, já foi possível sentir o impacto da novidade. “Esses clientes têm mais autonomia e isso é muito bom. Além disso, observamos inclusive que esse público aumentou”, finaliza.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

17 de Dezembro de 2025

Sala do Empreendedor de Garibaldi conquista Selo Prata em avaliação nacional do Sebrae

SAIBA MAIS

 

17 de Dezembro de 2025

Sala do Empreendedor de Caxias do Sul recebe Selo Prata Sebrae de Referência em Atendimento

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: