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Da Redação
Pelotas – O SEBRAE RS e a Universidade Católica de Pelotas assinaram nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, convênio de cooperação técnica que dará ainda mais fôlego ao empreendedorismo da Região Sul do Estado. A renovação da parceria entre as duas instituições prevê a seleção de alunos de diversas áreas para atuar no programa Negócio a Negócio como agentes de orientação. Essa equipe prestará atendimento gratuito para estimular a gestão das microempresas. A solenidade ocorreu no gabinete da reitoria e contou com a presença do reitor Prof. José Carlos Pereira Bachettini Júnior, do diretor de Administração e Finanças do SEBRAE RS, Carlos Schütz, e da gerente da Regional Sul do SEBRAE RS, Rosani Boeira Ribeiro.
O Negócio a Negócio foi criado em 2010 e conta com a parceria de universidades locais para aplicação de diagnóstico nas MPEs, análise de dados e acompanhamento para implantação de ações e apresentação de resultados. Neste ciclo serão atendidas exclusivamente microempresas com faturamento anual bruto de até R$ 360 mil. Os atendimentos serão realizados pela Universidade, na sede das empresas, por meio de Agentes de Orientação Empresarial (AOEs), estudantes da Instituição de Ensino. O acompanhamento é gratuito.
Segundo Schütz, a parceria com a UCPel existe desde 2012 e, com essa renovação, o objetivo é atender 2.500 empresas na Região Sul e 500 no Centro Sul no decorrer de 2017. “É um projeto importante para os dois lados. Além de a empresa receber orientação, o estudante tem a possibilidade de reforçar os conteúdos acadêmicos e de conhecer a realidade das microempresas no Estado, além de encontrar neste trabalho uma fonte de renda”, destacou o dirigente.
Conforme explica Rosani Boeira Ribeiro, “o projeto prevê a participação de estudantes de diversos cursos, entre eles administração, economia, ciências contábeis, controladoria e finanças e engenharia de produção. Ficaremos a cargo de capacitar esses alunos com as ferramentas de gestão necessárias”, conta.
São realizadas duas visitas durante o processo de atendimento. Na primeira é produzido um diagnóstico que aponta as principais necessidades do negócio. Na segunda, o acadêmico entrega ao empresário ferramentas de gestão básica conforme a sua necessidade, entre elas finanças e marketing. “Queremos a cada ano ampliar o número de empresas atendidas. Em 2016, foram selecionados 25 alunos e 1.970 empreendimentos visitados”, acrescentou Rosani.
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