Loading SEBRAE

Mais buscados: mei credito Sei boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Sala do Empreendedor já atendeu mais de 600 pessoas em Venâncio Aires

atualizado em: 27/06/12

Da Redação

COMPARTILHE

Local exclusivo a empresários e futuros empreendedores está em funcionamento desde dezembro de 2011

Da Redação

Venâncio Aires – Um local destinado exclusivamente ao empreendedor e ao futuro empresário está movimentando o município de Venâncio Aires. A Sala do Empreendedor, que fica localizada na rua Júlio de Castilho, 1111, é uma das ações do Programa de Desenvolvimento Local, com base na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas aprovada no município em 2009. Ao todo, 16 municípios gaúchos possuem a Sala do Empreendedor.

A Sala do Empreendedor é um local no município onde os interessados em melhorar seu negócio ou abrir sua empresa podem encontrar informações e processos centralizados. O espaço ajuda, ainda, a disseminar o desenvolvimento empresarial, por meio do incentivo ao empreendedorismo e da facilitação da abertura de empresas. “A Sala do Empreendedor é uma das iniciativas que demonstra a aplicação na prática da Lei Geral das MPEs, gerando um ambiente local mais favorável ao surgimento de novos negócios”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.

Em Venâncio Aires, desde dezembro de 2011, são disponibilizados serviços com relação à abertura de empresas – registro junto a Junta Comercial e encaminhamento para escritórios de Contabilidade; realização de estudo prévio de acordo com o plano diretor do município no quesito zoneamento, regras de vigilância sanitária e meio ambiente, dependendo do caso, com o objetivo de certificar-se de que a atividade é permitida no local desejado; encaminhamento de estudo de viabilidade para a prefeitura e acompanhamento do processo até o final; registro e regularização do Empreendedor Individual (EI); impressão das DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) os EIs; Impressão dos Alvarás Municipais; Autorização para a impressão de bloco de notas fiscais nas gráficas; encaminhamento sobre Microcrédito para as instituições financeiras e Inscrições nos cursos de Qualificação do Município.

Todas as terças-feiras, um técnico do Sebrae/RS presta atendimentos na Sala do Empreendedor e, conforme a necessidade, encaminha para a realização de consultorias e assessorias mais especializadas. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Helio Lawall, o próximo desafio é disponibilizar ao público serviços de assessoria jurídica. “Estamos negociando com a OAB local e tudo indica que, em breve, teremos um profissional desta área atendendo na Sala uma vez por semana”, destaca.

Segundo o secretário, em 2012, a Sala do Empreendedor está disponibilizando 21 cursos de capacitação e gestão para as micro e pequenas empresas, numa grade composta em parcerias com instituições de ensino privadas, Sebrae/RS e Senai/RS, para 526 alunos. Desde que a Sala do Empreendedor foi criada em Venâncio Aires, atendeu 665 pessoas e registrou 72 como Empreendedores Individuais. O atendimento é realizado das 13h às 16h30min de segunda-feira a sexta-feira.

O Programa de Desenvolvimento Local
O Programa de Desenvolvimento Local é uma iniciativa do Sebrae/RS que busca potencializar a implantação da Lei Geral das MPES nos municípios gaúchos, contribuindo decisivamente na melhoria do ambiente de negócios para as pequenas empresas. Para isso, o Sebrae/RS capacitou agentes, fomentou a criação de comitês gestores, aplicou diagnósticos para verificar o nível de implantação das leis, e auxiliou os municípios a criarem um plano de ação para tirar a legislação do papel.

Reuniões de monitoramento para acompanhamento do plano de ação são realizadas mensalmente nas cidades que fazem parte da iniciativa.

Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS
Telefones: (51) 3216.5165, (51) 3216.5182 ou (51) 9955.8192
Central de Relacionamento ao Cliente do Sebrae/RS: 0800 570 0800
Twitter: @sebraers
Facebook: Sebrae RS (Oficial)

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: