Mais buscados: mei CREDITO sei Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Hannover – “Levantar peso em pequenas escalas não precisa ser uma tarefa humana. Os robôs que executam essa ação são realidade, estão disponíveis e podem ser adquiridos por empresários no mundo todo”. Dita dessa forma, a afirmação pode parecer um comercial para as fabricantes dos robôs, mas não é. Os empreendedores de micro e pequenos negócios que participam com o apoio do SEBRAE/RS da missão empresarial à Feira de Hannover, na Alemanha, confirmam. No terceiro dia da agenda de visitações técnicas e prospecção de oportunidades, negócios, tecnologia e conhecimento, o aprendizado foi exatamente esse: acabou a ideia de ficção.
Segundo o coordenador de Projetos da Gerência Setorial da Indústria do SEBRAE RS Fabiano Dallacorte um braço mecânico e totalmente controlado por sistema informatizado (inclusive à distância), que suspende até 250 quilos de peso, não é um investimento impossível. “Nas micro e pequenas indústrias, essa simples tarefa precisa ser realizada, muitas vezes, entre três e quatro pessoas. Contudo, esse é o tipo de tecnologia que já é realidade e com preços interessantes, mesmo no contexto de Brasil”, comenta. A viagem é um projeto de parceria do SEBRAE RS com a FIERGS, por meio de seu Centro Internacional de Negócios.
Além disso, diz ele, há um exemplo bem simples de como a informática integrada aos equipamentos industriais funciona: “Presenciamos a atividade de um robô que parou de se mexer e voltou ao trabalho a partir de sensor de distância. No passado, máquinas ficavam enclausuradas em espaços que os trabalhadores não podiam se aproximar por questão de segurança. O sensor ajuda a evitar acidentes”, conta.
Entre as 30 empresas da comitiva brasileira, sete gaúchas são especificamente de micro e pequeno portes e representam os municípios de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Esteio, Porto Alegre e Santa Maria. Além de ter visitado a fábrica da Airbus, em Hamburgo, na sequencia dos encontros houve visita à unidade da Claas, uma das mais importantes indústrias de peças e equipamentos para o agronegócio, envolvendo o segmento produtivo de metalmecânica. “No Rio Grande do Sul, ess
a área é estratégica e há grandes oportunidades para os empreendimentos que buscam inovação no setor”, destaca o coordenador. Os empreendedores puderam acompanhar o funcionamento de maquinários que utilizam o que há de mais moderno com o objetivo de alavancar a produtividade no campo.
Impressões para os empreendedores de pequenos negócios
Para o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Engeme, de Caxias do Sul, Everton Toigo, a feira impressiona não só pelo tamanho, mas pela qualidade do que os expositores estão demonstrando. “A manufatura informatizada e integrada na relação com os humanos, é o que precisamos aprender”, destaca. Ele é o representante da pequena empresa e se inscreveu para a missão Hannover a partir do edital de apoio do SEBRAE RS. “Me impressionei na visita ao estande da Microsoft por ter visto de perto essa aproximação da gigante do software com o mundo industrial, algo que não estava na origem da empresa”, relata.
A Engeme Soluções Tecnológicas oferece soluções tecnológicas através de equipamentos didáticos para laboratórios de ensino, bem como atua nos segmentos de indústria, saneamento e energia. Um dos seus principais objetivos nessa viagem à Hannover era explorar as soluções apresentadas sobre Indústria 4.0 e avaliar a viabilidade de implementação em seus produtos.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
28 de Novembro de 2024Três iniciativas gaúchas são finalistas do Desafio Liga Jovem Sebrae
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.