Loading SEBRAE

Mais buscados: mei credito Sei Boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Muito além de um ponto no mapa

Com um projeto específico para incentivo ao turismo cultural, o SEBRAE RS incentiva a qualificação de micro e pequenas empresas do Sul do Estado e ainda agrega gastronomia ao polo que atrai viajantes de todo o Brasil

atualizado em: 19/05/17

Da Redação

COMPARTILHE

Pelotas – O impacto do turismo na economia de uma localidade é indiscutível. E o SEBRAE RS está atento às oportunidades que possam refletir também no crescimento de micro e pequenas empresas de diversas atividades. Foi pensando assim que a entidade criou um projeto para promover o município de Pelotas como atrativo cultural e gastronômico. A ideia é valorizar as tradições, criando novos produtos turísticos capazes de agregar resultados ainda mais interessantes aos empresários locais.

Conforme a gestora de projetos do SEBRAE RS na Região Sul Jussara Cruz Argoud o conjunto de patrimônio histórico arquitetônico e cultural de Pelotas já é reconhecido entre especialistas da área. Portanto, o trabalho de apoio ao turismo pode ser um forte impulso de desenvolvimento. “A cidade é considerada berço da cultura no Estado, portanto a formatação de produtos turísticos na área para ofertar ao mercado, busca a valorização dos atrativos culturais e incentiva a ampliação do fluxo de turistas para Pelotas e região”, justifica.

Além disso, diz Jussara, “agregar iniciativas inovadoras em gastronomia, já que a imagem da região está consolidada no âmbito dos doces, e ainda proporcionar qualificação em gestão para atividades como meios de hospedagens, serviços de alimentação e agências de viagens, deve ser uma oportunidade aos pequenos negócios, expandindo o potencial empreendedor”.

Entre os objetivos do projeto do SEBRAE RS, pode-se destacar a promoção do destino Pelotas em ações de comercialização e também incentivar a inclusão das empresas em mídias digitais. “Como um dos parceiros é a Prefeitura Municipal de Pelotas, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Secretaria de Cultura, reconhecemos que algumas ações já estão em andamento e podemos incentivar mais a participação de empresas”, observa a gestora. Ela se refere, por exemplo, ao aplicativo digital chamado Pelotas Tem, no qual são encontradas as informações do calendário de eventos e serviços turísticos do município.

O aplicativo funciona desde 2014 e está disponível em três línguas. Possui mais de 2 mil informações ilustradas, com dados dos empreendimentos e atrativos, mapas, agenda de eventos, notícias e roteiros, como as rotas da Colônia, das Charqueadas, do Centro Histórico, do Doce e do Laranjal. Trata-se de uma ferramenta que pode ajudar na divulgação as micro e pequenas empresas. “Mas, para isso, elas precisam estar preparadas. Nosso objetivo é fazer com que Pelotas acompanhe as tendências e mudanças do segmento e do perfil do viajante, pensando em soluções que unam tecnologia, sustentabilidade, melhora da experiência turística, capacitação e governança”, comenta Jussara.

Também são parceiros do SEBRAE RS, a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Ecosul e a Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Ao longo das atividades do projeto, os empresários deverão compreender melhor como as atividades culturais incentivam a preservação do patrimônio histórico-cultural material e imaterial com projetos que valorizam a economia criativa, a gastronomia e outros segmentos.

“Oferecer aos turistas experiências únicas, como a do Museu do Doce acessível, onde deficientes visuais conhecem a história do doce em Pelotas, é um diferencial enorme para a cidade. A valorização dos artistas locais com o programa Música ao Entardecer, Chorinho e Feira da Pulga, no Mercado Público, são entretenimentos que devem compor iniciativas empreendedoras de sucesso”, projeta a gestora do SEBRAE RS.

O município de Pelotas compõe a governança regional do turismo fazendo parte do APL de Turismo na Costa Doce, aprovado em 2016 pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul. Também é o destino indutor da região estabelecido pelo Ministério do Turismo e possui pela Prefeitura Municipal um Plano Municipal de Turismo- 2017/2024. O Conselho de Turismo é atuante com atividades permanentes, promovendo encontros mensais entre as entidades participantes.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: