Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI crédito Sei Boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Turismo LGBT pode representar oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas

Pesquisa aponta que as pessoas que compõem esse público gastam 30% a mais que outros viajantes

atualizado em: 27/06/17

Da Redação

COMPARTILHE

Porto Alegre – A capital gaúcha está entre os sete destinos gay-friendly do País certificados pela Embratur. O reconhecimento também pode representar bons negócios para a cidade e para o Estado. Segundo a Organização Mundial do Turismo, lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, transgêneros e travestis representam 10% dos viajantes do mundo e contribuem com 15% do faturamento do setor.

Mercado GLBT é promissor para o turismo (Foto: Banco de Imagens)

A coordenadora de projetos de turismo do SEBRAE RS, Amanda Paim, recomenda que os empresários estejam atentos a esse mercado. “É um dos segmentos mais rentáveis e também mais exigentes da indústria do turismo. Deve ser estudado, compreendido e principalmente respeitado”, indica.

A pesquisa da Organização Mundial do Turismo também apontou um crescimento anual de 11% das viagens desse público, diante de uma alta de 3,5% dos outros viajantes. Outro dado relevante diz respeito ao consumo. Os turistas LGBTs gastam 30% a mais que os demais. Além disso, costumam viajar mais vezes. São em média quatro viagens ao ano e 45% dos gays e lésbicas escolhem destinos no exterior, enquanto a média de turismo interno é de 9%.

De olho nesse mercado, no ano passado, a Secretaria de Turismo de Porto Alegre lançou o programa POA LGBT, com participação do SEBRAE RS, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel – RS) e o Porto Alegre & Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau. Como parte da iniciativa, foi lançada uma cartilha e foram promovidos treinamentos para capacitar os atendimentos e estimular uma atuação mais afirmativa e inclusiva por parte das empresas.

Os dados da OMT também constataram que a grande maioria possui formação superior, 89%, e que a estimativa de renda mundial dessa parcela da população é de US$ 3 trilhões, superior ao PIB de países como a França. “O público LGBT é superqualificado. As micro e pequenas empresas também precisam estar preparadas para atender esse mercado”, destaca Amanda.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: