
Mais buscados: MeI credito SEI Boas práticas consultoria

Da Redação
Brasília – O Sebrae promoverá, de 2 a 7 de julho, a 4ª Semana do Empreendedor Individual. Foi o que informou o presidente da instituição, Luiz Barretto, na quinta-feira (31/05). Ele participou da reunião em que foi instalado o grupo de trabalho (GT) responsável pela gestão programa Empreendedor Individual (EI), no Ministério da Previdência.
O GT é integrado por 16 órgãos públicos, como os ministérios da Previdência, que o preside, e os da Fazenda, do Trabalho e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Também participam o Sebrae, o Comitê Gestor do Simples Nacional, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), bancos públicos, entidades municipalistas e do setor contábil.
Segundo o presidente do Sebrae, a 4ª semana do Empreendedor Individual seguirá o modelo das ações realizadas em 2010 e 2011. “Mobilizaremos os mais de 800 pontos de atendimento. Também prestaremos assistência técnica e repassaremos informações a esses empreendedores”, explicou Luiz Barrretto. Ele também alertou que são necessárias medidas para a sustentabilidade destes profissionais. “É preciso possibilitar que eles mantenham seus negócios e tenham condições de crescer”, explicou. Luiz Barretto lembrou da importância do apoio dos municípios na simplificação de licenças para o funcionamento das atividades dos EI. “O tema deve constar da agenda dos novos prefeitos”, disse.
A necessidade de reforço nas ações que garantam a sustentabilidade dos negócios do Empreendedor Individual também foi destacada pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves. “O grande desafio é garantir que eles possam melhorar seus negócios e aumentar a renda. Para isso, é necessário aumentar a produtividade deles, o que só será possível com capacitação, assistência técnica e crédito”, disse o ministro.
Entre as decisões desta quinta-feira, está a formação de dois subgrupos que definirão meios de ampliar a informação e o acesso ao crédito para os EI. A resolução foi baseada no depoimento da costureira e empreendedora individual Andria Mendes. Ela contou que teve dificuldades para conseguir financiamento para a atividade.
EI são trabalhadores por conta própria que ganham no máximo R$ 60 mil por ano. Entre outras categorias, podem se registrar como EI vendedores de roupa, costureiras, cabeleireiras, pedreiros, eletricistas e encanadores. Atualmente mais de 2,4 milhões pessoas já se formalizaram. O Sebrae estima que, até 2014, serão cerca de 4 milhões.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851 / 3243-7852 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.