Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI CRÉDITO Sei Boas Praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Lei Geral da Micro e Pequena Empresa é executada em Tupandi

atualizado em: 05/09/12

Da Redação

COMPARTILHE

Outras 50 cidades gaúchas também já implementaram a legislação

Da Redação

Tupandi mostra, mais uma vez, porquê venceu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, durante duas vezes. É mais um município do Rio Grande do Sul que aderiu, de fato, à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Com o objetivo de estimular a economia, a legislação prevê benefícios direcionados aos pequenos empreendedores.

A cidade, que merece destaque na economia gaúcha, demonstra que pretende continuar estimulando os negócios. Três anos depois da aprovação da proposta, o poder municipal retirou a Lei Geral do papel. A implementação, articulada em parceria com o Sebrae/RS, enfatiza os seguintes capítulos: Agente de Desenvolvimento e Desburocratização.

Na realização dos capítulos em destaque, Tupandi facilita o processo de formalização das empresas. O procedimento agora é unificado, ou seja, em um único local é possível encaminhar toda documentação para abrir um negócio. A legislação também prevê a viabilização de alvará provisório, de funcionamento em residência e, para atividades de baixo risco, pode ser concedido na hora. Para completar, foi nomeado um Agente de Desenvolvimento capacitado e com plano de trabalho efetivo.

Além dos tópicos salientados, a cidade realizou ainda mais em prol do empreendedorismo: melhorias para o Empreendedor Individual (EI) estão concretizadas e compras governamentais em andamento. Foram apresentados benefícios nas licitações das micro e pequenas empresas (MPEs) de Tupandi e oportunidades para MPEs no planejamento de compras do município, através de divulgação. Para o EI que trabalha em casa, a manutenção do IPTU residencial.

O município já tem um histórico empreendedor. Um programa de incentivos à formalização da atividade rural e a criação de novos empreendimentos na área da indústria são uma realidade. Prova disso é a empresa de móveis Kappesberg: a sede da empresa era em Salvador do Sul e, quando soube dos incentivos oferecidos pela Prefeitura de Tupandi, sentiu-se “atraída” pela mudança de cidade.

Até o momento, o município tem 36 empreendedores individuais, mas o objetivo é desenvolver muito mais. “A cidade já tem um parque industrial bem sólido, então procuramos facilitar a situação das micro e pequenas empresas para que elas tenham um incentivo a mais para ampliar os negócios”, explica Vitor Augusto Koch, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: