
Mais buscados: mei Crédito SEI Boas praticas consultoria

Da Redação
Porto Alegre – Com 90 pessoas, em uma das maiores delegações já compostas para participar da Feira Anuga, na Alemanha, a missão empresarial brasileira conta também com micro e pequenas empresas. Selecionadas por meio de chamada pública pelo SEBRAE RS, cinco pequenos negócios gaúchos integram o grupo no maior evento mundial de tecnologias e tendências em indústrias de alimentos e bebidas.

Feira Anuga é realizada a cada dois anos na Alemanha (Foto: Divulgação)
O coordenador da carteira de alimentos e bebidas no SEBRAE RS, Roger Klafke, avalia que missão empresarial, articulada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), é um projeto fundamental para as pequenas empresas, pois há uma programação especial aos participantes. “Somos parceiros na promoção da missão porque se trata de uma oportunidade única de absorção de informações e conhecimento de ponta que, de fato, podem transformar os empreendedores”, resume. Segundo ele, no geral, se trata de propor uma agenda técnica específica para o perfil do grupo. “Contudo, no caso das selecionadas pelo SEBRAE RS, há um trabalho ainda de preparação prévia, com consultorias especializadas, reuniões com o grupo, estruturação de plano de ação e estudo de mercado para, no retorno da missão, aplicarmos melhorias de processos, produtos e de gestão nestes negócios integrantes do projeto”, completa.
O tema de Anuga 2017 está focado em “Saborear o futuro”. Na feira, há uma diversidade de expositores que trabalham desde máquinas e equipamentos, até softwares, embalagens, logística, receitas, temperos, novidades em ingredientes, inovações em metodologias de produção, tendências de consumo e etc. “Conforme o nosso propósito, as pequenas empresas gaúchas apoiadas pelo SEBRAE RS estão preparadas para terem o melhor aproveitamento durante o evento. Além disso, durante e após a viagem, faremos um trabalho de divulgação de informações e tendências do setor direto da exposição e também publicaremos um estudo sobre as tendências mundiais em alimentos e bebidas. Desta forma buscaremos beneficiar com informações de alto nível, o maior número de micro e pequenas empresas possível”, explica Klafke.
A Índia será o país parceiro dos alemães nesta edição. Os pavilhões estão divididos em alimentos finos, congelados, carnes, alimentos refrigerados e frescos, lácteos, panificação e confeitaria, bebidas, orgânicos, serviços de alimentação e catering e bebidas quentes e infusões. A última versão teve mais de 7 mil expositores de 108 países. Na missão brasileira, o total de integrantes são 47 empresas, sendo 13 gaúchas. A realização geral é da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com colaboração da Rede CIN, e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), e apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS).
Confira as cinco pequenas empresas gaúchas selecionadas pelo SEBRAE RS:
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.