Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CREDITO SEI Boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Encontro em Ijuí encerra o ciclo de 2012 do MPE Grande do Sul

atualizado em: 11/09/12

Da Redação

COMPARTILHE

Ação do Sebrae/RS discutiu as necessidades e potencialidades dos pequenos negócios de todas as regiões gaúchas 

Da Redação

Participaram do evento mais de 110 líderes empresariais da região (Foto: Sebrae/RS)

O MPE Grande do Sul da região Noroeste fechou com sucesso o ciclo de encontros que, nos últimos dois meses, debateu as potencialidades e necessidades das micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul. Mais de 110 líderes empresariais de Ijuí e região reuniram-se no restaurante Confraria nesta terça-feira, dia 11, para indicar os caminhos para o desenvolvimento da economia local. O conteúdo servirá de base para que o Sebrae/RS construa a radiografia sobre as pequenas empresas gaúchas. O estudo será apresentado no dia 4 de dezembro, em Porto Alegre, no Fórum de Gestão Pública e entregue aos administradores municipais empossados em janeiro de 2013. Além da Noroeste, outras nove regiões do RS sediaram o evento.
 
Representando o Sebrae/RS em Ijuí, o superintendente Léo Hainzenreder acredita que a ação mostrará para os futuros prefeitos como é importante criar condições para o desenvolvimento dos pequenos negócios locais. “Este encontro visa dar impulso ao crescimento da MPEs gaúchas e, consequentemente, de todo o Estado”, destacou. O dirigente lembrou que os empreendimentos de micro e pequeno porte representam 99% das empresas formais no Brasil, mas são responsáveis por apenas 20% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. “Precisamos investir em qualificação da mão-de-obra, em inovação e modernas práticas de gestão, no planejamento estratégico e buscar a profissionalização continuada para ampliar o percentual de participação das MPEs no PIB”, alertou.
 
O superintendente também destacou as ações do Sebrae/RS em prol dos pequenos negócios. “Na região Noroeste, temos um público potencial de 131.361 empreendimentos formais, para o qual ofertamos diversas iniciativas, como gestão empresarial, incentivo a busca pela inovação e tecnologia, acesso a mercados, orientação ao crédito, o fomento ao empreendedorismo e impulso a políticas públicas”, afirmou. No Rio Grande do Sul, o Sebrae/RS tem como público-alvo mais de 1 milhão e 100 mil empreendimentos formais, englobando micro e pequenas empresas, empreendedores individuais e produtores rurais
 
O dirigente citou iniciativas como o Sebrae Mais, o Programa Territórios da Cidadania, e o trabalho de sensibilização realizado na regulamentação e da implementação da Lei Geral das MPEs como importantes ações da entidade no fomento aos pequenos negócios gaúchos.

Cenário econômico da região Noroeste
O economista e consultor do Sebrae/RS Eduardo Starosta apresentou o cenário econômico da região Noroeste, traçando um paralelo com a situação da área com o restante do Rio Grande do Sul e do Brasil. “A economia da região Noroeste tem oscilações mais intensas do que a gaúcha, mas com crescimento econômico médio superior ao padrão brasileiro”, detalhou. Starosta explicou que dos 77 municípios que formam a região, 25 tem vocação exportadora.  “A região Noroeste está no caminho de certo de desenvolvimento, mas ainda há espaço para melhorar”, alertou.
 
Responsável por 21% do PIB regional e 16% do PIB do Rio Grande do Sul, a agropecuária do Noroeste apresenta matriz produtiva diversificada, com dinâmica de expansão superior ao restante do Estado e do Brasil. Leite, milho, mandioca, suínos, bovinos e trigo são os destaques produtivos da região. “Esta diversidade de culturas é muito importante, pois isto reduz as chances de uma depressão econômica”, ponderou.
 
Na indústria, destaque para os municípios de Santa Rosa, Horizontina, Panambi, Ijui e Santo Ângelo, que juntos concentram 58% do PIB das fábricas. As mesmas cidades, mais Três de Maio e São Luiz Gonzaga, são os maiores polos de comércio e serviços da região, concentrando 50,6% do PIB setorial.

Visão dos empresários
Na opinião das lideranças do Noroeste, a região precisa investir, principalmente, em infraestrutura de logística, com melhorias em estradas e rodovias, e educação empreendedora para o seu desenvolvimento. A possibilidade de vender produtos e serviços para o governo, através de licitações regionais, também é visto pelos empresários locais como uma alternativa de crescimento para as micro e pequenas empresas da região.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Novembro de 2024

Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025

SAIBA MAIS

 

22 de Novembro de 2024

Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Sebrae RS Podcast 01/01/2024 15:00

Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: