Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi Credito SEI Boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Free shops nas fronteiras trará benefícios para cidades brasileiras

atualizado em: 13/09/12

Da Redação

COMPARTILHE

Presidente Vitor Koch avalia como positiva a medida que trará impulso econômico para 28 cidades do país, sendo dez no RS

 
Da Redação
 
Porto Alegre – O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS e da FCDL-Rs, Vitor Augusto Koch, vê com satisfação a aprovação, pelo Senado, do projeto de Lei (PLC 11/2012) que autoriza a instalação de Free Shops nos municípios de fronteira, o que trará benefícios para 28 cidades brasileiras, sendo dez delas no Rio Grande do Sul. “Na medida em que os lojistas da fronteira de nosso país também puderem usar a mesma modalidade de comércio, o fluxo de divisas nestes locais deverá se equilibrar, pois abrirá a possibilidade de uruguaios, argentinos, paraguaios e bolivianos, entre outros, virem fazer compras no Brasil”, salienta.  
 
Para Vitor Koch, “é importante que as cidades fronteiriças brasileiras tenham plenas condições de terem lojas francas, a exemplo do que ocorre nos países vizinhos. No Rio Grande do Sul, por exemplo, os nossos municípios vizinhos ao Uruguai e a Argentina enfrentam o enfraquecimento de sua economia, enquanto que nas municipalidades uruguaias e argentinas o crescimento econômico é cada vez maior. Acredito que a Câmara dos Deputados seguirá a decisão do Senado e também aprovará este projeto fundamental”. 
 
O presidente ressalta, também, a expressiva mobilização das entidades de classe, como CDLs, Associações Comerciais, Sindicato de Lojistas, de Empregados no Comércio e demais representações de todos os seguimentos da sociedade que apóiam a adoção desta medida.
 
Aprovado pelo Senado, o projeto retorna agora à Câmara dos Deputados, onde será votado semana que vem em Plenário, e depois segue para sanção presidencial e regulamentação do Governo e da Receita Federal. Uma das alterações feitas no PLC foi a retirada do artigo que prevê a adoção do Regime Aduaneiro Especial de Exportação pelo Varejo Nacional (EVN), o qual prevê a restituição de impostos ao turista estrangeiro antes de sua volta a seu país. 
 
Os dez municípios gaúchos beneficiados com a medida, que contemplam todos os critérios exigidos pelo Projeto de Lei, são Chuí, Santana do Livramento, Uruguaiana, Quaraí, Aceguá, São Borja, Itaqui, Jaguarão, Porto Xavier, Barra do Quarai. 
 
A senadora Ana Amélia (PP-RS), relatora da matéria, destacou, em seu parecer, o esforço do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), do líder do governo, senador Eduardo Braga, do presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, senador Delcídio do Amaral (PT-MS), além de ressaltar a compreensão do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do secretário executivo Nelson Barbosa, para que ocorresse um acordo pela aprovação do projeto. 
 
Ressaltou também o trabalho do presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Free Shops em Cidades Gêmeas de Fronteira, deputado estadual Frederico Antunes (PP/RS) e das lideranças dos municípios gaúchos que estiveram em Brasília em três oportunidades para acompanhar a votação em caráter final nos últimos 45 dias.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Novembro de 2024

Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025

SAIBA MAIS

 

22 de Novembro de 2024

Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Sebrae RS Podcast 01/01/2024 15:00

Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: