
Mais buscados: MeI CREDITO Sei Boas praticas consultoria

Da Redação
Garibaldi – A prefeitura de Garibaldi, na Serra Gaúcha, dará um passo importante na política de incentivo à economia e ao desenvolvimento local. Nesta segunda-feira, 30 de outubro, será inaugurada a Sala do Empreendedor, um espaço que garante receptividade e eficiência aos empresários da cidade. O evento será no Centro Administrativo (Rua Júlio de Castilhos, 254 – Centro), a partir das 18h, e o atendimento já estará disponível a partir do dia 31, terça-feira.

A Sala do Empreendedor é um espaço especial para receber empresários e pessoas interessadas em abrir o próprio negócio (Foto: pontosturisticosbrasil.org)
A Sala do Empreendedor é uma decorrência da visão que a prefeitura tem tido em relação à importância das micro e pequenas empresas para a cidade. De acordo com o secretário municipal do Planejamento, Indústria e Comércio, Paulo Salvi, desde que Garibaldi está inserida também na Redesimples, o sistema integrado que faz a gestão de regularização de empresas com a Junta Comercial do Estado, a implantação da Sala passou a fazer sentido. “Incentivar o empreendedorismo é mais do que desburocratizar trâmites legais. Com a Sala, que funcionará na Prefeitura, junto à Secretaria do Planejamento, Indústria e Comércio, poderemos dar um atendimento personalizado e ajudar os empresários em suas demandas, como crédito, por exemplo”, diz Salvi.
O gerente da Regional Serra do SEBRAE/RS, Rogério Rodrigues, percebe que, com a Sala do Empreendedor, Garibaldi poderá ter ainda mais vantagens no que diz respeito à agilidade e facilidades para ajudar os empresários. “A concentração de serviços de atendimento em um espaço onde é possível, também, trocar informações para atrair investimentos, tem tudo para motivar ainda mais uma cidade que é empreendedora por natureza”, comenta.
Dados econômicos de Garibaldi indicam que se trata de um município relevante para o Estado, tendo participado com mais de US$ 59 milhões em exportações em 2015. De um total de mais de 3 mil empresas instaladas, há muitas indústrias, principalmente, dos segmentos de móveis, metalurgia e vinícolas. “Com as novas gerações de empresários, vemos que cresceu muito a atividade turística e há um grande potencial para a área de serviços, como hotéis, pousadas, bares, restaurantes, praticamente um segmento que é formado por micro e pequenas empresas”, observa o gerente do SEBRAE/RS.
O secretário do Planejamento, Indústria e Comércio, reforça ainda que a Sala do Empreendedor deverá trabalhar com informações claras e objetivas sobre questões de crédito, microcrédito e atração de investimentos. “Queremos ser uma referência para os empresários, mas também uma porta aberta para que tragam suas ideias e suas demandas”, finaliza.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.