Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi CREDITO SEI Boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Micro e pequenas empresas gaúchas já podem baixar a nova versão do aplicativo do Simples Nacional

SEBRAE RS explica quais são as principais mudanças para os contribuintes

atualizado em: 22/11/17

Da Redação

COMPARTILHE

Porto Alegre – Os empreendedores e contadores devem ficar atentos ao novo aplicativo destinado aos contribuintes que optaram pelo sistema Simples Nacional no Rio Grande do Sul. Já está disponível a nova versão do Sistema Eletrônico de Dados e Informações Fiscais do Simples Nacional (SEDIF), utilizado para preenchimento e entrega da Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação (DeSTDA), que é uma declaração mensal obrigatória do regime referente à totalidade do Imposto sobre Circulação de Mercadores e Serviços (ICMS) devido. O download gratuito pode ser feito diretamente pela internet.

Novo sistema está disponível para download na internet (Foto: Banco de Imagens)

A técnica da Gerência de Políticas Públicas do SEBRAE RS Claudia Teresa Scapin Cittolin destaca as principais melhorias da nova versão. “Agora é possível importar arquivos gerados pelo próprio contribuinte para preenchimento da declaração mensal obrigatória como, por exemplo, informações digitais dos resultados de apuração do ICMS (substituição tributária, antecipação e diferencial de alíquota)”, explica.

Outra novidade é a integração do Sistema Eletrônico de Dados e Informações Fiscais do Simples Nacional (SEDIF) com a Transmissão Eletrônica de Documentos (TED). “Isso permite o envio de arquivos eletrônicos com informações fiscais, pela internet, de forma segura, diretamente pelo empresário ou por seu representante legal”, detalha Cláudia.

A nova versão também facilitou a vida dos contribuintes que necessitam declarar pagamentos de Substituição Tributária Interestadual, já que o sistema agora está integrado à Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE), que registra o pagamento de tributos incidentes sobre operações de vendas para fora do Estado onde o produto é fabricado, uma prática sujeita à substituição tributária.

Mais informações sobre o novo aplicativo podem ser solicitadas diretamente na Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, na Receita Estadual.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Dezembro de 2025

4 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento

SAIBA MAIS

 

12 de Dezembro de 2025

Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: