Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI CREDITO SEI Boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Espaço dedicado a produtos feitos a mão

atualizado em: 30/09/12

Da Redação

COMPARTILHE

Variedade de peças artesanais chama a atenção de visitantes

Da Redação

Variedade de peças artesanais chama a atenção de visitantes (Foto: João Alves)Porto Alegre – Espaço lotado e sacolas cheias. As peças dos grupos gaúchos Arte na Fonte, Canoa, Artesanato Missões, Abelhas Arteiras, Lã Pura e Bicho do Mar de Dentro chamam a atenção dos visitantes da Feira do Empreendedor. Enfeites, bonecos, diversos tipos de acessórios e até roupa para bebês são os produtos preferidos pelos compradores. Os objetos são feitos a mão e produzidos em diversos municípios do Rio Grande do Sul. Entre eles, Santo Antônio da Patrulha, São Borja, Uruguaiana e São Miguel das Missões. A visitante Idaia Fonseca veio de Guaíba e saiu com duas sacolas: “Procuro produtos diferenciados e que não fazem parte de grandes escalas”, afirma. Os consumidores querem fugir do comércio comum e acham no artesanato a exclusividade que surpreende.

Além de serem originais, os artefatos são elaborados com foco na geração de renda e também na sustentabilidade. O Grupo Canoa produz chaveiros, colares, bolsas e pulseiras com material de motores de automóveis. “Todos os resíduos que surgem na composição de veículos são reaproveitados. Existem muitas possibilidades de utilizar aquilo que, normalmente, é visto como lixo”, ressalta a coordenadora da micro e pequena empresa (MPE), Edy Ribeiro.

Igualmente em prol de um “mundo verde”, os 28 artesãos dos Bichos do Mar de Dento fabricam os produtos em forma dos animais que compõem a Costa Doce do Estado. São enfeites compostos de diferentes técnicas – bordados, crochê e bisqui -, que representam as 12 espécies tradicionais da região: cardeal, noivinha-do-rabo-preto, mão pelada, ema, peixe anual, rã-macaco, tartaruga tigre d’agua, tatu, saíra das sete cores, tamanduá e duas espécies de borboletas. Mais uma forma de estimular a preservação ambiental. 

Materiais que seriam descartados acabam virando obra prima para o Artesanato Missões. Todas as peças, acessórios pessoais, de decoração, cozinha e souvenires utilizam o tear, a fibra de butiá, o trabalho em madeira e o vidro.  O grupo retrata, em cada produto, um pouco da cultura, dos hábitos e das tradições da região das Missões. Durante os três primeiros dias de Feira do Empreendedor, 373 produtos foram vendidos, totalizando um valor de quase R$ 9 mil. Segundo a técnica do Sebrae/RS Vânia Fernandes, aproximadamente 150 produtos artesanais devem ser vendidos neste último dia de Feira do Empreendedor, que ocorre até 21h.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Dezembro de 2025

4 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento

SAIBA MAIS

 

12 de Dezembro de 2025

Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: