
Mais buscados: MEI credito SEI Boas praticas Consultoria

Fabiano Nichele
Gerência Setorial do Agronegócio
Em um cenário cada vez mais competitivo, os pequenos negócios do setor de agroindústria precisam entrar e se posicionar no mercado on-line. E o marketing digital pode contribuir significativamente para este fim. Ele colabora para inserir a empresa no ambiente on-line, com ampla divulgação dos produtos oferecidos. Nesse contexto, o marketing digital é o conjunto de atividades que uma empresa executa online (internet, e-mail marketing e e-commerce) com objetivo de atrair novos clientes, criar relacionamento e fortalecer a marca no mercado.
Segundo especialista em marketing digital Vitor Peçanha da empresa Rock Content, atualmente são 204 milhões de brasileiros, 54% é ativa na internet, 47% redes sociais, 39% conectadas via mobile e 36% compra on-line via computador.
Para atuar com a marketing digital, é necessário que o proprietário da agroindústria conheça as diferentes características dos usuários que estão na internet, e quais as principais plataformas acessadas. O perfil dos internautas são: 53% mulheres e 47% homens, no qual 66% tem idade é entre 25 e 54 anos e 50% possui ensino médio completo. Hoje as plataformas sociais mais acessadas pelos internautas é Facebook, Whatsapp e Facebook Messenger.
As soluções digitais devem ser utilizadas a favor do seu negócio. Por isso, vai algumas dicas atuar com assertividade neste ambiente on-line. Desenvolvimento de um aplicativo, site para divulgar a agroindústria e produtos oferecidos, e-mail marketing para divulgar informações sobre de novos produtos, data comemorativas, convites para eventos entre outros. Existe ainda a possibilidade do E-COMMERCE que é uma loja virtual, no qual possibilita a venda dos produtos para qualquer região do país, devidamente legalizada e sem a necessidade de residir no mesmo local da agroindústria.
É importante salientar que estar na internet com todas as ferramentas disponíveis, não significa que está resolvido a questão da divulgação da marca, da comercialização dos produtos ou seja, ter sucesso no ambiente on-line. É necessário definir objetivos de uma maneira estratégica, isto requer fazer um planejamento acompanhado com indicadores de desempenho, no entanto, marketing digital parecer ser complexo, mas o planejamento realizado com especialista isto torna-se mais fácil do que se imagina. Na maioria das vezes, não é necessário fazer grandes investimentos, porém é preciso paciência e curiosidade para saber o que funciona para cada negócio.
Veja Mais
Processo
Produção do queijo colonial nas agroindústrias familiares do RS
Processos
Pontos de atenção na gestão e na comercialização da sua agroindústria
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.