Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI crEdito sei BOAS PRATICAS consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Assessorias gratuitas são oferecidas durante a Mercopar

atualizado em: 04/10/12

Da Redação

COMPARTILHE
Cada aula tem, no máximo, 10 participantes (Fotos: João Alves)
Caxias do Sul – A edição deste ano da Mercopar está possibilitando mais do que o fechamento de bons negócios. Algumas empresas estão utilizando os quatro dias do evento para receber assessoramento técnico para resolver problemas do cotidiano, e melhorar ainda mais sua produtividade. Micro e pequenas empresas estão participando das assessorias práticas gratuitas promovidas pelo Sebrae/RS. Nesta quarta-feira (03/10), o foco foi a legislação ambiental, no que diz respeito ao gerenciamento de resíduos sólidos.
 
Cada aula tem, no máximo, 10 participantes. Com isso, quem frequenta as orientações têm a oportunidade de esclarecer dúvidas de uma forma mais próxima de sua realidade. “Muitos seminários e eventos sobre o tema trabalham a legislação ambiental de uma forma geral. A questão é que as regras mudam de acordo com o setor, o que dificulta a situação do empresário”, explica Iliane Müller Otto, responsável por ministrar as aulas. 
 
A informalidade dos encontros faz com que os temas girem em torno de exemplos dos problemas enfrentados nas empresas. A assessoria tem o objetivo de encontrar soluções para essas necessidades. “Aqui os participantes podem relatar as suas dificuldades, e receber uma assessoria mais focada naquilo que está precisando”, completa.
 
Aprendizado
Participando das assessorias pelo segundo dia, a engenheira ambiental Vanessa Monteiro trouxe de Santa Catarina as suas dúvidas. As mudanças na legislação fizeram com que ela sentisse a necessidade de se atualizar durante a Mercopar. “Estou conseguindo tirar uma série de dúvidas que tinha sobre a destinação de resíduos. Isso nos ajudará a nos adequar às exigências”, explica. No primeiro dia da Mercopar, a assessoria foi direcionada a gestão de resíduos sólidos e efluentes industriais. Nesta quinta-feira (04) os temas serão sobre orientação e encaminhamento para o licenciamento ambiental, e iluminação eficiente na indústria. Já na sexta-feira, último dia do evento, serão abordados novamente a legislação ambiental para indústrias e ainda os fatos de desperdício de energia elétrica nas empresas. Mais informações no www.mercopar.com.br
 
A Mercopar, que acontece até a próxima sexta-feira (05), é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG, no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.mercopar.com.br.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: