Mais buscados: mei CREDITO SEI Boas praticas Consultoria
Da Redação
Uma iniciativa de cinco empresários do setor de energia ajudará a transformar a realidade do setor em solo gaúcho. As micro e pequenas empresas uniram esforços para criar a Rede Brasil Solar, que conta com apoio do Sebrae RS no planejamento de novas ações de expansão. Os primeiros meses de atuação foram dedicados à regulamentação jurídica da rede e diversas ações de mercado.
A gestora de projetos do Sebrae RS na região Sul do Estado Luciana Fonseca conta que a ideia surgiu a partir da necessidade observada pelo proprietário da Bonsai Energia Solar, Igor Cunha. “Ele faz parte do nosso projeto Energia Mais – Região Sul, que esse ano teve como foco o desenvolvimento comercial dos empreendimentos. Com o objetivo de estruturar a rede, passamos, então, a prestar consultoria especializada e apoio no planejamento estratégico”, disse.
O empresário explica que o trabalho cooperado é um desejo antigo, e que começou a tomar forma quando, com outros empreendimentos do segmento, participou de uma reunião com o Banrisul sobre a abertura de linhas de crédito. “Na ocasião, conversei com outro empreendedor, o Fernando Frest, que já havia tentado colocar um projeto semelhante em prática. Juntos elaboramos uma nova tentativa”, relembra. Em poucas semanas outros profissionais se juntaram ao projeto, e começaram a definir os objetivos e ações futuras. “Percebemos que o mercado de energia está crescendo de forma acelerada, porém, sem muita organização, e que empresas de outras áreas estão apostando nisso como nova área de atuação”, ressalta Cunha.
Segundo ele, o mercado gaúcho vive um bom momento e está entre os três estados com o maior número de instalações. Nesse contexto, a Rede Brasil Solar proporcionará intercâmbio entre as empresas, resultando em marketing qualificado, estruturação de processo de vendas, instalações e projetos, desenvolvimento técnico e preços acessíveis. “Os primeiros meses foram de trabalho intenso. Além dos aspectos jurídicos, trabalhamos na captação de clientes, venda e pós-venda e organização da expansão, além da participação em feira e negociações com grandes empresas”, revela.
Para 2018 já existe um calendário de ações a ser aplicado. “Estamos pensando na expansão da rede, com novos negócios, bem como no objetivo que é atender o Estado com agenda de feiras e eventos pré-definidos. Elas também farão parte do projeto do Sebrae RS, o Energia Mais, para que todos possam aprimorar o processo de vendas”, finaliza. As empresas participantes são das cidades de Rio Grande, Pelotas, Santana do Livramento, Santa Maria, Cruz Alta e Gravataí.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.