Cenário no Rio Grande do Sul está melhorando, com a expectativa de novos polos navais
Da Redação
Caxias do Sul – A Rede Petro/RS, com mais de 600 empresas associadas ligadas aos setores de petróleo, gás natural e outras fontes de energia, promove a articulação entre todos os parceiros, para que os associados possam ter uma visão de mercado e prospectar negócios. A coordenadora executiva da Rede Petro/RS, Suzana Arigony Sperry, afirma que a participação na Mercopar, evento que segue até esta sexta-feira (05) em Caxias do Sul, é importante para que ocorra uma visualização do mercado. “O setor naval teve uma baixa, mas está reaquecendo. A previsão de investimentos da Petrobras é alta e as empresas do Rio Grande do Sul têm vocação metalmecânica e eletroeletrônica”, ressalta Suzana.
Com a mobilização do Polo Naval de Rio Grande e do Jacuí o cenário está melhorando, conforme a coordenadora. “Se conseguirmos manter a visibilidade do Estado e fizermos a lição de casa bem feita, conseguiremos melhorar a nossa posição no ranking”, destaca ela, explicando que o Rio Grande do Sul perde apenas para São Paulo no atendimento da cadeira petróleo e gás.
Expositores
No espaço da Rede Petro/RS na Mercopar, empresas variadas mostram o seu trabalho. A Ameridrive, de Porto Alegre, por exemplo, está com acoplamentos industriais destinados a empresas siderúrgicas, de celulose, petróleo, cimento, entre outras. O vendedor Dorival Luiz Silva conta que a empresa expõe na Mercopar há quatro anos. “A feira serve para fazer muitos contatos, inclusive com os que já são nossos clientes”, afirma ele.
Já a SJC Química e Serviços, de Esteio, atua na área de prestação de serviços para empresas que atuam em diversos setores. “Fazemos o controle de qualidade de combustíveis e o monitoramento de emissões atmosféricas e qualidade do ar. Estamos na feira pela primeira vez como expositor, mas já tínhamos vindo três vezes como visitantes”, enfatiza o diretor, Salmo Chaves. Segundo ele, estar na Mercopar é uma forma a mais de serviço e uma forma de ser visto. “Já passaram por aqui algumas empresas e clientes que nos conhecem”, diz Chaves.
A Rede Petro/RS integra a Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico. A rede, que foi criada em 1999, congrega 10 universidades e 90 laboratórios cadastrados.
A Mercopar é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG, no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.mercopar.com.br.