Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CREDITO SEI Boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Sebrae completa 40 anos nesta terça-feira

atualizado em: 09/10/12

Da Redação

COMPARTILHE

Em quatro décadas, Sebrae enfrenta crises, contabiliza vitórias e, principalmente, impulsiona micro e pequenos negócios para o sucesso

Da Redação
Foto: Reprodução
Brasília – Os últimos 40 anos foram de profundas mudanças no cenário econômico nacional. O Brasil, que era a 12º economia do mundo, pulou para o 7º lugar nesse período. A chegada do século 21 promoveu o ingresso de mais de 40 milhões de pessoas no mercado consumidor de produtos e serviços. A evolução exigiu sacrifícios e esforços da sociedade – de mudanças estruturais a ações de estímulo ao ambiente empresarial. Desde a fundação, o Sebrae imprimiu sua marca em todas as transformações da economia nacional. Uma história que começou em meio a um dos períodos mais turbulentos dos tempos modernos. Confira abaixo a linha do tempo da instituição na história do Brasil.
 
Anos 1970
A década rompeu embalada num ambiente político instável e sob desconfiança de crise mundial no abastecimento de petróleo, que poderia levar o mundo à recessão.
 
Em 1972, é criado o Centro Brasileiro de Assistência Gerencial à Pe¬quena e Média Empresa (Cebrae) com a missão de fortalecer o segmento empresarial. Menos de um ano depois, explode a temida crise, a economia internacional é refreada – o Brasil acompanha o ritmo. A situação expõe a fragi¬lidade do modelo gerencial dos empreendimentos nacionais.
 
Inicialmente, o Cebrae está presente na Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Dois anos depois já são 19 estados. Em 1977, a instituição promove o 1º Simpósio Latino-Americano da Pequena e Média Empresa, no Rio de Janeiro. O ultimo ano da década contabilizava mais de 1,2 mil consultores forma¬dos para difundir programas com foco na Gestão Empresarial, Crédito Orientado e Mercado.
 
Anos 1980
O cenário econômico dos anos 80 foi marcado por hiperinflação, congelamento de preços, troca de moeda e desvalorizações cambiais. O Cebrae se esforça para criar um ambiente dife¬renciado para as micro e pequenas empresas (MPE). O resultado é a aprovação, no Congresso Nacional, do Estatuto da Microempresa, em 1984. No ano seguinte, o Cebrae muda-se do Rio de Janeiro para Brasília, o que favorece a interiorização da institui¬ção. Em 1988, por sugestão do então presidente da instituição, Paulo Lustosa, chega ao mercado a primeira revista especializada em pequenos negó¬cios.
 
O segmento passa a dispor de linha de crédi¬to especial, resultado de convênio fechado entre o Cebrae e o governo federal. Programas como Crédito Orientado e Vestibular do Empresário promovem educação para o melhor uso do dinheiro e atendimento aos interessados em empreender.
 
Anos 1990
Fim das barreiras protecionistas, crises financeiras internacionais em mercado emergentes, mudanças estruturais na economia interna e conquista gradual da estabilidade monetária perpassam a memória econômica dos anos de 1990.
 
No despertar da década, o primeiro desafio foi reverter, no Congresso Nacional, a Medida Provisória que extinguiu o Cebrae. A mobilização reúne representantes de todos os segmentos da sociedade civil. A pressão resulta no surgimento do Serviço Brasi¬leiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que passa a priorizar a competitividade e o empreendedorismo.
 
Em Pernambuco, acontece a primeira Feira do Empreendedor, em 1992. O avanço tecnológico dinamiza os processos de comuni¬cação e é lançada a TV Sebrae, em 1993. As medidas em favor das MPE multiplicam-se. Surgem o Simples – sistema que simplifica o pagamento de impostos e dá tratamento diferenciado às MPE – e o Fundo de Aval, que facilita o acesso ao crédito, inovações e incor¬porações de tecnologia. As feiras de empreendedorismo resultam no surgimento de novas empresas.
 
Ferramentas como os programas Qualidade Total para MPE , Inician¬do um Pequeno Grande Negócio (IPGN), Empretec e Desafio Sebrae dinamizam o ambiente empresarial. Temas voltados à gestão ambiental assumem papel de diferencial competitivo par a as MPE.
 
Em cinco de outubro de 1999, o segmento atinge um marco. Neste ano, é sancionado o Estatuto da Microempresa. A data passa a ser come¬morada como o Dia do Empreendedorismo. A assistência aos informais é ampliada. Para facilitar o atendimento, é lançado o Balcão Sebrae.
 
Anos 2000
Seis anos de estabilização da moeda refor¬çam as bases da economia, o país entra em novo ritmo e inclusão é palavra de ordem para enfrentar os desafios que o novo milênio traz para as micro e pequenas empresas.
 
A fim de estimular as iniciativas da administração pública em favor das MPE, o Sebrae lança, em 2001, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. No ano se¬guinte cria a Agência Sebrae de Notícias. Em 2003, a instituição incorpora o modelo Gestão Estratégica Orientada para Resultados (GEOR), aumentando o foco nos resultados dos pequenos empreendimentos. O Sebrae imprime esforços para criar a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. O resultado aparece em 2006, quando a legislação que dá tratamento diferenciado às MPE é sancionada. Ferramentas como o Sebrae Digital e o Sebrae On Line agregam e facilitam a inclusão digital e a cidadania. Ao aparato tecnológico é acrescida, em 2010, a MPE Data, ferramenta virtual para facilitar o acesso aos dados das MPE brasileiras.
 
A década também foi de expansão das fronteiras internacionais. O Sebrae passa a difundir seus programas em vários países e contribui com iniciativas em defesa do empreendedorismo.
 
Com objetivo de valorizar pessoas e instituições que trabalham pelo setor, foram lançados o Desafio Sebrae, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, o Prêmio Sebrae Em-preendedor, o Prêmio Sebrae de Jornalismo e o Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato.
 
O fechamento da primeira década dos anos 2000 também foi tempo de mudanças. Em novembro de 2010, o Sebrae Nacional inaugura sua nova sede em Brasília, obra premiada pelo cuidado com a sustentabilidade e a funcionalidade.
 
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7851 / 3243-7852 / 2104-2771 / 2104-2775 / 9977-9529
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Novembro de 2024

Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025

SAIBA MAIS

 

22 de Novembro de 2024

Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Sebrae RS Podcast 01/01/2024 15:00

Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: