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Da Redação
São Paulo – Os bons ventos se confirmam na principal feira de calçados do País. Os números registrados até o terceiro dia de evento demonstram recuperação e intensa prospecção de negócios. Foram R$ 8.656.689,00 comercializados em pares e acessórios pelas empresas gaúchas, contra R$ 8.532.864,00 vendidos no mesmo período da edição anterior. Ao todo, 42 empreendedores do setor estão presentes no estande coletivo do Rio Grande do Sul na Couromoda. O espaço é uma realização do Governo do Estado, Sebrae RS e Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. O evento vai até sexta-feira, 18 de janeiro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Para o gestor de projetos do Sebrae RS Maico Fabiano Fernandes, que acompanha os empreendedores do Estado, os números são consequência do trabalho de preparação e do esforço dos participantes para buscar novos negócios. “Nos três primeiros dias, foram realizados 2.023 contatos com compradores, bem acima dos 1.619 feitos no mesmo período do ano passado”, compara. O número de negócios iniciados aumentou significativamente e passou de 760, em 2017, para 1.072, em três dias de feira este ano. Outro dado que demonstra a estratégia de expansão dos empreendedores gaúchos é o aumento de distribuidores e representantes contratados. Foram 121 até o momento, ante 37 registrados nos três primeiros dias de evento no ano passado.
Vendas crescem 15%
A empresa Menta e Hortelã, de Novo Hamburgo, é um dos exemplos dos bons resultados que estão sendo conquistados na Couromoda. A empresa fundada em 1991 participa do projeto setorial do Sebrae RS há 4 anos. “Nesta edição da feira, percebemos a euforia do público de compradores e também dos expositores, que estão confiantes de que o ano será bem melhor que os anteriores”, relata a empresária Valéria Kohlrausch. As vendas da sua marca já cresceram cerca de 15% por conta especialmente da nova coleção levada para o evento. “Trabalhamos bastante com verniz, brilho e botas em stretch, que estão chamando bastante atenção”, informa. Como resultado do investimento em criação e tendências, Valéria garantiu pedidos até de empresas do exterior, de países como Argentina e Índia. “Despertamos o interesse de grandes redes de varejo nacionais, que visitaram a feira com seus pesquisadores e já pediram amostras dos nossos produtos”, revela.
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