
Mais buscados: MeI CREDITO Sei Boas praticas consultoria

Da Redação
Passo Fundo – Uma parceria que vai impulsionar a economia e as micro e pequenas empresas. O Sebrae/RS e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo se uniram para oferecer uma série de ações integradas de qualificação e desenvolvimento setorial. As atividades iniciam em fevereiro e serão realizadas ao longo de 2018.

O foco serão as áreas mais expressivas na cidade, como varejo e moda, alimentos e bebidas e saúde e beleza (Foto: Banco de Imagens)
No ano passado, as entidades já iniciaram a aproximação com a realização de treinamentos e planejamento. Agora, a programação será mais intensa e deve beneficiar as 1.400 micro e pequenas empresas associadas do CDL no município. Para o diretor da CDL Passo Fundo, Adriano Sonda, a integração é um encontro de propósitos. “A CDL e o Sebrae/RS têm a mesma missão, que é promover o desenvolvimento da classe empresarial. Pensamos: por que não unir forças para apoiar ainda mais as organizações?”, ressalta.
Com a parceria, serão realizadas uma série de ações, como o Empretec, que é uma imersão em gestão, Reunião-Almoço, Conversa de Empreendedor, CDL nos Bairros, Café de Novos Associados, além de uma agenda compartilhada de cursos, em projetos como Câmaras Setoriais, um evento voltado para startups e missões empresariais.
O gestor de atendimento territorial do Sebrae/RS, Rodrigo Bonfanti, explica que as atividades iniciam em fevereiro, com a realização de visitas aos empreendimentos pelos técnicos da entidade. “A partir desses contatos, desenvolveremos um trabalho de perfil empresarial, com o diagnóstico de cada negócio que traz as oportunidades de melhoria, bem como os pontos fortes da empresa”, explica.
O objetivo é identificar a maturidade de gestão de cada empresa e também os segmentos de atuação. A prioridade será atuar nas áreas mais expressivas na cidade, que são varejo e moda, alimentos e bebidas e saúde e beleza. “Em um segundo momento, vamos desenvolver ações específicas para cada um desses temas. Serão 75 empresas por setor, distribuídas em cinco grupos. Devemos abranger assim os cinco grandes bairros de Passo Fundo: Centro, Petrópolis, Boqueirão, São Cristóvão e Vera Cruz”, detalha.
Para cada segmento, será oferecida uma grade de treinamento, além de consultorias de gestão e inovação. “A ideia é preparar essas empresas para integrarem projetos coletivos, como o Polo de Gastronomia e o Polo de Moda e, assim, impulsionar ainda mais seus negócios e todo o desenvolvimento do município”, sintetiza Bonfanti.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.