Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI crEdito sei Boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Inscrições abertas para missão à Feira de Hannover 2018

Até o dia 20 de fevereiro, micro e pequenas empresas do setor da indústria podem se candidatar para as dez vagas disponíveis

atualizado em: 05/02/18

Da Redação

COMPARTILHE

Porto Alegre – O Sebrae/RS apresenta em 2018 uma nova proposta para impulsionar micro e pequenas empresas com perfil industrial. A tradicional Missão Empresarial de visitação à Feira de Hannover, na Alemanha, que vai ocorrer no mês de abril, está com o edital de inscrições disponível até o dia 20 de fevereiro. A diferença para anos anteriores está na construção de um projeto que, de fato, tenha repercussão nos pequenos negócios gaúchos. A seleção via edital levará até 10 representantes de empreendimentos ligados aos segmentos metalmecânico, eletroeletrônico, energia, borracha, serviços industriais, empresas de TI e startups.

As empresas gaúchas farão parte da comitiva nacional (Foto: Fiergs/divulgação)

De acordo com o técnico da Gerência de Indústria, Comércio e Serviços do Sebrae/RS Fabiano Dallacorte, as empresas que participarem da missão pela seleção do edital serão preparadas antes da viagem por meio de mentorias coletivas. “A ideia é colaborar com os empreendedores ou seus executivos para que o conhecimento de conceitos como Indústria 4.0 seja compreendido em níveis técnicos e isso tenha reflexo na melhoria de processos fabris e no aumento do desempenho da produção, conceitos e tecnologias que estarão disponíveis no maior evento mundial de inovação para indústrias”, resume ele. A Indústria 4.0 é um nome para o movimento chamado de quarta geração da indústria em que se explora a integração da tecnologia nas máquinas, buscando melhor desempenho.

A missão empresarial costuma ter uma agenda de visitações estudada conforme o perfil da comitiva, isto é, buscando o melhor aproveitamento dentro e fora do ambiente da Feira de Hannover. Isso significa que a viagem deve ir além da exploração pela compra de equipamentos ou reconhecimento de novidades. “Durante a feira, os empresários poderão identificar tendências de tecnologia industrial, de novos modelos de negócios e da integração de processos de forma que possam utilizar esse conhecimento para se tornarem mais avançados, mais eficientes e terem resultados o quanto antes”, reforça Dallacorte.

O técnico observa, ainda, que não necessariamente é preciso fazer investimentos pesados em compra de máquinas e softwares, como se pensava há alguns anos. “As melhorias em processos de gestão, por exemplo, podem resultar em grandes ganhos e isso se viabiliza aplicando conceitos-base da Indústria 4.0. Em pleno 2018, o conhecimento está ao alcance das pequenas empresas e normalmente não requer investimentos de grande porte, pois a Indústria 4.0 está toda amparada no Lean Manufacturing, que prevê grandes ganhos com pouco investimento”, explica.

O Lean Manufacturing é uma filosofia da redução de desperdícios e teve suas raízes nas atividades de Taiichi Ohno, na Ford Motor Company, durante o período da 2ª Guerra Mundial. O objetivo é reduzir ao máximo os desperdícios nas sete perdas possíveis no ambiente de produção: perdas por superprodução, por espera, de inventário, de produtos e materiais armazenados em excesso, por transporte, no processamento e por defeito. “Os ensinamentos que o Lean Manufacturing nos trouxe são a base para a melhoria de qualquer sistema produtivo, não importa o porte da empresa”, finaliza Dallacorte.

Sobre a seleção

Conforme o edital do Sebrae/RS, não há restrições para empresas que tenham integrado missões anteriores ou aquelas que não façam parte de projetos da entidade. O resultado será divulgado após a avaliação da inscrição e a documentação apresentada, bem como a pontuação de cada empreendimento. No retorno ao Brasil, além de um relatório geral sobre as atividades, será proposto que cada integrante execute um plano de trabalho para implementar alguma inovação em sua realidade, seja em produto ou processo.

Os pequenos negócios gaúchos selecionados receberão do Sebrae/RS um subsídio de 30% referente ao pacote da viagem e farão parte da comitiva nacional organizada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS). Mais informações poderão ser solicitadas ao Sebrae/RS, pelo e-mail: fabianod@sebraers.com.br. O edital na íntegra pode ser acessado no link https://goo.gl/M2pcwy.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

05 de Julho de 2024

Evento online e gratuito focará em tecnologia e inovação para micro e pequenas empresas do Norte do RS

SAIBA MAIS

 

05 de Julho de 2024

Vila Nova do Sul inicia atendimentos com os serviços da Sala do Empreendedor

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: