
Mais buscados: mEI credito Sei Boas praticas consultoria

Da Redação
Os pequenos negócios participantes do Polo Gastronômico da Serra Gaúcha, promovido pelo Sebrae/RS, descobriram a receita para se manterem ou até crescerem na crise. Reduzir custos, mas sem abrir mão da qualidade. Criado em abril de 2017, o projeto estimulou a melhoria de gestão dos 50 empreendimentos participantes e trouxe resultados significativos. A iniciativa ainda tem vagas disponíveis para este ano e as inscrições ou informações podem ser solicitadas pelos telefones (54) 3290-4721 ou (54) 99905-3800 ou ainda pelo email gustavoar@sebrae-rs.com.br.

“Antes, não havia controles financeiros e os cálculos e previsões eram no chutômetro”, reconhece Idacir Cardoso, um dos sócios (Foto: Restaurante Colosseo)
O projeto funciona a partir de três cidades: Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Gramado. As empresas que integram as atividades têm acesso a cursos, consultorias, visitas técnicas e também participam de feiras e eventos nacionais e internacionais, como Mesa ao Vivo São Paulo e a NRA, em Chicago, uma das mais importantes ações mundiais do segmento de alimentação.
O gestor do Polo Gastronômico da Serra Gaúcha pelo Sebrae/RS, Gustavo Angelo Rech, relata que uma das principais conquistas foi a redução do Custo por Mercadoria Vendida (CMV) e a adequação ao novo modelo de negócios dos serviços de alimentação. “Conseguimos reduzir de 38% para 35% neste ano o impacto do CMV no resultado das empresas”, destaca. Outro dado relevante é a redução do desperdício. “Aumentamos o nível de eficiência geral, passando de 54,5% para 81,8% de aproveitamento do que é produzido”, exemplifica.
O Restaurante Colosseo, de Gramado, é um dos participantes que mostra os resultados da boa gestão. A casa especializada em fondue existe há 20 anos, mas evoluiu significativamente com a participação no Polo Gastronômico da Serra Gaúcha. “Antes, não havia controles financeiros, indicadores. Os cálculos e previsões eram no chutômetro”, reconhece Idacir Cardoso, um dos sócios. Agora, a empresa tem uma gestão mais qualificada, que monitora melhor seus números e conseguiu até reduzir custos. “Participamos de rodadas de negócios e compramos morangos orgânicos diretamente de um produtor local. Com isso, economizamos 40% com produtos melhores e mais frescos”, revela.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.