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Projeto de revitalização de espaços comerciais será nacionalizado

atualizado em: 01/11/12

Da Redação

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Resultados do piloto realizado nos estados do Codesul estimulou o Sebrae Nacional a levar a ação para outras regiões do País

Da Redação
O Rio Grande do Sul foi o que incluiu mais municípios (Foto: Sebrae/RS)
Porto Alegre – O projeto que está alterando a “cara” de muitas ruas comerciais nos estados do Codesul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Matro Grosso do Sul) será nacionalizado. A informação foi divulgada na quarta-feira, dia 31 de outubro, pelo gerente da Unidade de Atendimento Coletivo de Comércio do Sebrae Nacional, Juarez de Paula, durante o 3º Encontro de Revitalização de Espaços Comerciais, promovido pelo Sebrae/RS, em Porto Alegre. 
 
“Os resultados do projeto piloto Revitalização de Espaços Comerciais desenvolvido nos quatro estados foram muito eficientes e mudaram de fato a realidade de muitas micro e pequenas empresas que aumentaram seu faturamento em virtude das mudanças internas e externas que foram realizadas”, afirmou o gerente. Nesta primeira iniciativa que serviu de teste para o Sebrae e parceiros, 36 cidades foram contempladas com ações que alteraram as características do comércio de rua. O Rio Grande do Sul foi o Estado que incluiu mais municípios: 21 localizados nas regiões Noroeste, Campanha, Vales do Taquari e Rio Pardo, Planalto e Norte. 
 
Para o superintendente do Sebrae/RS, Léo Hainzenreder, a organização das ruas comerciais, bem como das lojas que compõem esses espaços é vital para que os pequenos negócios possam concorrer com os shoppings Centers e grandes lojas de departamento”, ressaltou. 
 
 
Avanços e dificuldades 
O encontro em Porto Alegre serviu para a troca de experiências entre empreendedores e gestores envolvidos no projeto que discutiram as estratégias utilizadas e as dificuldades encontradas durante o processo. Uma unanimidade entre os participantes está no convencimento dos empreendedores em aderirem à iniciativa. “Mudanças sempre geram resistências e muitos empresários só se convencem dos benefícios quando eles começam a aparecer ou nem assim”, disse o gaúcho Charles Luchese, que relatou as melhorias já realizadas na Rua 15, de Ijuí.  Apesar das resistências, o projeto na Rua 15 conta com a adesão de 40 lojas. 
 
Na ocasião, Luchese destacou algumas ações que estão sendo realizadas em conjunto como no Natal, na Páscoa e no Dia de São João, além de ações promocionais como a Semana Maluca e de Responsabilidade Social. “As mudanças estruturais na rua e calçadas serão realizadas posteriormente. Queremos alargar as calçadas, dando mais espaço para o pedestre circular, colocar bancos para descanso, faixas de segurança, rampas de acessibilidade, entre outras melhorias que constam do projeto de revitalização”. 
 
Além da Rua 15, de Ijuí, experiências do trabalho realizado em outros locais também foram divulgados durante o evento, como na Rua Vidal Ramos, de Florianópolis, Rua Alto da Júlio, em Francisco Beltrão (PR), Rua 11 de Junho, em Maracajú (MS) e Rua Riachuelo e Passo da Liberdade, em Curitiba (PR).
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