A ação, que encerra em dezembro deste ano, promete capacitar mais empresários em 2013
Da Redação
Passo Fundo – Depois de 24 meses de atividades, cerca de 200 micro e pequenas empresas (MPEs) localizadas na região Planalto do Rio Grande do Sul já foram auxiliadas com o projeto de Revitalização de Espaços Comerciais. A iniciativa desenvolvida pelo Sebrae/RS encerra em dezembro, mas promete conquistar mais empresários em sua próxima edição, em 2013.
MPEs dos segmentos do comércio varejista de rua e prestadores de serviços dos municípios gaúchos de Passo Fundo, Carazinho, Marau, Cruz Alta, Tapejara e Soledade foram beneficiadas. O projeto consiste na melhoria do ambiente externo e interno do empreendimento, da identidade visual, além de oferecer consultorias e cursos para os empresários do setor. “Primeiro, o Sebrae investe na qualificação dos proprietários de pequenos negócios e depois na revitalização. Afinal, os empreendedores precisam aperfeiçoar a gestão interna antes de partir para mudanças físicas em suas lojas”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.
Os comerciantes também participaram de palestras, rodada de negócios, missões técnicas e até de seminários voltados para o setor. A técnica do Sebrae da Regional Planalto Julia Lavall Vieira explica que “o objetivo do projeto é capacitar os empresários em gestão, bem como tornar os aglomerados comerciais mais atrativos, melhorando, assim, o fluxo de pessoas e o faturamento dos negócios”.
A metodologia exige, além da ação do Sebrae, o envolvimento de parceiros como poder público e entidades empresariais. Prova de que a parceria promete gerar bons resultados é a Avenida Julio Borella, da cidade de Marau. O projeto de Revitalização de Espaços Comerciais contou com investimento de aproximadamente R$ 4 milhões por parte da Prefeitura do município A obra já foi concluída em quatro quadras da avenida e há orçamento, previsto para 2013, para revitalização em mais três. “Hoje participam 22 MPEs de Marau. No entanto, no ano que vem, esse número será maior, pois os próprios empresários se comprometeram em trazer novas empresas para o projeto”, completa Julia.
Empretec
Além de mudar a “cara” de algumas ruas comerciais do Estado, o projeto do Sebrae/RS contou com o Empretec como última atividade. Ao todo foram realizados seis seminários nos municípios atendidos pelo projeto na regional Planalto e cerca de 85 pessoas participaram do curso da instituição. Com os objetivos de estimular e desenvolver as características individuais do empreendedor, o Empretec é composto por atividades práticas e palestra de forma a propiciar competitividade e permanência das empresas no mercado.
Projeto
O Rio Grande do Sul é o único dos quatro estados – Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul – participantes do projeto de Revitalização de Espaços Comerciais do Sebrae/RS que atende mais do que cinco cidades. Ao todo, são 21 municípios atendidos, das regiões Noroeste, Campanha, Vales do Taquari e Rio Pardo, Planalto e Norte.