
Mais buscados: MEi crEdito Sei Boas praticas consultoria

Da Redação
Torres – Com quase dois anos de funcionamento, a Sala do Empreendedor em Torres tem uma série de desafios para alcançar. A meta principal é melhorar o atendimento para os empresários locais e fomentar a economia do município. Localizada no prédio da prefeitura (Rua José Antonio Picoral, 79), a sala tem o apoio do Sebrae RS no atendimento da Redesimples e na promoção de capacitações aos empreendedores.

Sala do Empreendedor de Torres funciona no prédio da Prefeitura (Foto: Divulgação)
A diretora da Sala do Empreendedor, Valdéria da Silva, revela que, entre os objetivos para 2018 está a diminuição do prazo para os empreendedores abrirem as portas de suas empresas. “Atualmente trabalhamos com 30 dias, mas queremos conseguir agilidade para reduzir esse período pela metade”, destaca. O trabalho pela desburocratização dos processos faz com que o local seja reconhecido no Estado. “Estamos somente atrás de Farroupilha em questão de performance e atendimento ao cidadão”, comenta Valdéria.
A gestora informa que o local trabalha bastante com planejamento, atendimento e qualificação de empreendedores. “Temos como princípio que todos os empresários da cidade tenham conhecimento básico para desenvolver os seus negócios. Mesmo que nos procurem para fazer um cadastro de Microempreendedor Individual (MEI), queremos que tenham consciência de que este é apenas o primeiro passo, a formalização, e que devem continuar se qualificando”, relata.
Para Valdéria, a parceria com o Sebrae RS é essencial para manter a qualidade dos negócios de Torres. “A cidade ainda é carente no atendimento ao turista, mas estamos fomentando a capacitação e a qualificação profissional para reverter o quadro”, destaca. “Para isso, queremos manter o Sebrae como um parceiro maravilhoso. Torres é assim, empreendedora, graças à organização”, declara.
A gestora de Políticas Públicas do Sebrae RS na região Metropolitana, Tangriane Forest, explica que, para 2018, são planejadas ações com foco no atendimento ao empresário local. Serão desenvolvidas atividades para as prefeituras revisarem os processos sistematicamente pensando na desburocratização e em tornar o ambiente local mais empreendedor. “Precisamos lembrar que Torres possui um espaço que atende um grande volume de pequenos empresas, entrega serviços de qualidade e sempre busca ações inovadoras para oferecer aos cidadãos”, assinala.
Tangriane reforça que o fomento ao empreendedorismo ocorre em várias frentes de trabalho. “Em 2017, escolas municipais capacitaram aproximadamente 500 alunos em temáticas empreendedoras a partir do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos e há oportunidade de isso se repetir neste ano”, conclui a gestora do Sebrae RS.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.