Evento que divulgará as vencedoras no RS será realizado dia 27 de novembro, em Porto Alegre
Da Redação
Do município de Júlio de Castilhos, a Farmácia Centromed qualificou sua gestão com ajuda do Sebrae/RS e agora é finalista da etapa estadual do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPEs), na categoria Serviços de Saúde. As empresas vencedoras, que irão representar o Rio Grande do Sul em nível nacional, serão conhecidas no dia 27 de novembro, no Theatro São Pedro em Porto Alegre – Praça Marechal Deodoro, s/nº. O MPE Brasil é promovido pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Antes de se candidatar ao prêmio, a farmácia participou do programa Mais Varejo, que faz parte do projeto do Sebrae/RS Desenvolver o Setorial de Comércio da Região Centro do RS e que conta, também, com apoio da Prefeitura Municipal da cidade e a ACCIJUC – Associação Comercial, Cultural e Industrial de Júlio de Castilhos. Segundo o técnico da instituição Carlos Henrique Karsten, a ação tem como objetivo qualificar a gestão empresarial e fomentar a cooperação visando o desenvolvimento das MPEs de comércio da região. A finalista ainda passou por uma visita técnica, de avaliadores voluntários capacitados, com o propósito de analisar o desempenho da empresa diante do mercado.
“O Rio Grande do Sul foi o estado com maior número de inscrições do Brasil nesta edição do prêmio MPE. Foram mais de 5.500 empresas candidatas. Ou seja, selecionar somente 19 finalistas para a etapa estadual não foi tarefa fácil. Todas já estão de parabéns”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch. Se vencedores em seus estados, os empreendimentos passam a disputar com organizações de todo o Brasil em cada uma das categorias: Comércio, Indústria, Serviços de Saúde, Turismo, Tecnologia da Informação, Serviços em Geral, Destaque Responsabilidade Social e Destaque Inovação.
Além de receber um relatório personalizado com pontos fortes e a indicação de oportunidades de melhoria na gestão, os empreendimentos candidatos participam de seminários de excelência em seus estados.
O Prêmio
O Prêmio MPE Brasil funciona como um incentivo às micro e pequenas empresas brasileiras, reconhecendo a importância e os resultados alcançados com a utilização dos conceitos de gestão, excelência e qualidade. Para participar, é preciso ter mais de um ano no mercado e receita bruta de até R$ 3,6 milhões anuais. Mais do que ter uma avaliação da gestão, a iniciativa espera promover a competitividade onde se identifica pontos de melhorias para evolução dos negócios em diferentes setores da economia. Mais informações podem ser encontradas em www.mbc.org.br/mpe.