Mais buscados: mEI Credito Sei BOAS PRATICAS Consultoria
Da Redação
Esteio – Com um mercado consumidor consolidado, a pecuária de corte não podia ficar de fora do Salão do Empreendedor, na 40ª Expointer. Com informações sobre criação, nutrição e tecnologia, o espaço ainda reserva uma verdadeira vitrine, que expõe os principais cortes de carne diariamente, com produtos frescos, preparados pelo especialista Marcelo Conceição (Bolinha), que também comanda as oficinas na Vitrine da Carne.
Apenas nos sete primeiros meses deste ano, o Brasil exportou mais de US$ 2,6 bilhões de carne bovina in natura, segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes. O dado representa um acréscimo de 3,1% sobre o faturado no mesmo período de 2016. Para oferecer um produto de qualidade, a cadeia produtiva deve funcionar por completo. O objetivo é agregar valor a partir dos processos realizados do campo à mesa.
No Salão do Empreendedor os visitantes conhecem oito atributos que fazem da carne gaúcha uma das mais apreciadas no País. Em painéis informativos são destacados aspectos como: beleza cênica, qualidade genética, pastagens naturais, pastagens cultivadas, suplementação alimentar, tecnologia, gestão de propriedade e cultura ganadera. No centro dos painéis os visitantes podem visualizar, através de uma câmara refrigerada, alguns cortes especiais de carnes. Um técnico explica todos os processos e a importância de cada elemento que faz da carne do Rio Grande do Sul uma das mais saborosas. O agropecuarista Suedi José Rodrigues, de Tavares, ficou surpreso com as informações que pode encontrar no espaço. “Me chamou a atenção os cortes diferentes das carnes. O espaço tem muitas informações, como a questão de que o animal criado na pastagem oferecerá uma carne melhor, e sobre o tratamento de vermífugos próximo ao abate. Informações importantes, principalmente para quem é do ramo”, revela.
Salão do Empreendedor
O Salão do Empreendedor é uma iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir, com parceria da Fecomércio/Senac-RS, SENAI-RS e apoio da Embrapa por meio das unidades Pecuária Sul, Uva e Vinho e Clima Temperado. Nesta edição da Expointer, considerada uma das principais feiras do setor agropecuário na América Latina, o Salão do Empreendedor tem sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Leite e Vitivinicultura. Neste ano, todo conteúdo, atividades e atrações interativas proporcionados pelo Salão do Empreendedor estão relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul com a perspectiva ‘do campo à mesa’. Dessa forma, o público conseguirá perceber a conexão do que é fornecido pelos produtores rurais, passando pelos meios de processamento até a oferta ao consumidor.
Com a inclusão da Fecomércio/Senac-RS, do Senai-RS e da Embrapa (apoio) ao grupo de entidades responsáveis pela organização do espaço e das atividades, o Salão torna-se mais completo. “A grande ideia é mostrar como se faz e o que está envolvido na produção de itens do dia a dia – detalhando cuidados, técnicas e tecnologia – e, claro, além disso, gerar oportunidades de negócios”, diz o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Rivaci Sperotto.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.