Mais buscados: Mei credito sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Porto Alegre – Um novo cenário pede novos olhares e mercados. A crise do petróleo e gás no Brasil está fazendo com que a indústria gaúcha busque outros caminhos. Um deles pode estar na América do Sul, em destinos aparentemente não tão óbvios como Colômbia e Peru. É para esses países que uma comitiva de técnicos do SEBRAE/RS e empresários da Região Metropolitana e da Serra Gaúcha partem na próxima semana. A viagem inicia no dia 21 de abril e vai até o dia 30. No roteiro, estão visitas a algumas das principais empresas e entidades e associações da região, com o foco de buscar oportunidades para a indústria gaúcha.
O coordenador de projetos de Petróleo, Gás e Energia do SEBRAE/RS, Guilherme Menezes, está confiante com a prospecção. “A queda do preço do barril de Petróleo e a crise no Brasil, não reduz as oportunidades no mundo inteiro”, observa. Menezes é o coordenador do Qualimundi no Estado, uma solução do SEBRAE para promover a internacionalização das empresas. “São 50 empresas participantes da Região Metropolitana e da Serra Gaúcha que, ao longo de um ano e meio passaram por capacitações, cursos e consultorias para se preparar para o mercado internacional, seja com parcerias, seja com exportações”, explica. Com foco em negócios do petróleo e gás, o projeto nasceu há dois anos, no auge do setor, mas não esmoreceu com a retração do novo cenário. “O primeiro ano foi de preparação, agora é chegada a hora da prospecção de mercados”, assinala.
No ano passado, 12 empresários do grupo e técnicos do SEBRAE/RS estiveram na Noruega, na Feira ONS (Offshore Northern Seas), em uma missão tecnológica, com o objetivo de conhecer o setor em um dos principais mercados de petróleo e gás da Europa. Agora, chegou a vez de buscar novas oportunidades de negócio e o Peru e a Colômbia foram os destinos selecionados. “Esses países apresentam possibilidades interessantes para o setor, são os que mais crescem na América Latina e possuem facilidades de negociação com as empresas brasileiras”, enumera o coordenador do SEBRAE. O objetivo da viagem, que levará dois técnicos da entidade, um empresário da Região Metropolitana e um da Serra Gaúcha, é mapear as oportunidades que possam ser interessantes para os vários perfis da indústria no Estado. Para isso, o grupo se prepara para cumprir cerca de 30 agendamentos, entre visitas a entidades e reuniões com empresários, em um roteiro que deve trazer novas perspectivas para o setor.
Expectativa
O empresário Átila Mentz, da MKS Serviços Especiais de Engenharia, de Porto Alegre, integra o grupo e está confiante. Sua empresa já tem uma trajetória de 25 anos de atuação em serviços de inspeção de equipamentos e estruturas industriais e experiências internacionais com a Argentina, Uruguai e outros países. “Vamos buscar oportunidades também para outras empresas do grupo, interessadas em fazer negócios com a Colômbia e com o Peru. Embora o foco do projeto esteja nas áreas de petróleo e gás, o perfil das empresas gaúchas que estão no Qualimundi é multisetorial, como agroindústria, celulose, e poderemos identificar outros segmentos com demandas a serem atendidas pelas empresas do Estado”, acredita Mentz.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.