Mais buscados: Mei CREDITO SEI boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Porto Alegre – Uma das grandes novidades no mundo da moda é reciclar, reaproveitar e repassar as roupas semi-novas. A febre dos brechós de grife parece que veio para ficar e o negócio sustentável motivou uma série de eventos em todo Brasil promovida pelo SEBRAE. Esta semana é a vez de a capital gaúcha receber o 1º Fórum de Inovação para o Mercado de Brechós. O evento ocorre no Auditório do SEBRAE/RS (Rua Antônio Joaquim Mesquita, 259), em Porto Alegre, no dia 28 de maio, a partir das 14h. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo telefone 0800.570.0800. Vagas limitadas.
É um mercado expressivo. A coordenadora estadual de vestuário do SEBRAE/RS, Viviane Silva, conta que a estimativa é de que existam mais de 11 mil empresas do segmento em todo Brasil. Só em Porto Alegre, havia 1.162 brechós registrados em 2012. “O Rio Grande do Sul ocupa a terceira colocação e só perde para São Paulo e Minas Gerais em número de lojas desse tipo”, compara Viviane.
O crescimento desse setor motivou a criação do Fórum de Inovação de Brechós. O evento será realizado nas principais capitais do país. A coordenadora explica que o objetivo do encontro é reunir empresários do comércio de brechós, especialistas e entidade do comércio varejista para debater sobre os impactos da inovação no aumento da competitividade e sustentabilidade do comércio do segmento. “A partir dos fóruns, a entidade vai produzir um documento propositivo sobre o que foi aprofundado, levantado e debatido. Ele norteará as ações do SEBRAE para o desenvolvimento dos pequenos negócios deste nicho de mercado. Também será criada a cartilha Dicas para inovar no Comércio de Brechós”, revela.
Entre os palestrantes estão nomes como Chiara Gadaleta, colunista da Revista Estilo da Editora Abril, e a consultora do SEBRAE, Regina Machado. Também serão apresentados cases nacionais, como o do empresário Alexandre Fischer, idealizador dos sites ficoupequeno.com e segundamaozinha.com, e Franz Ambrósio, do antiquário Minha Vó Tinha.
Os projetos locais também terão destaque. Babi Andrade vai falar da Casa da Traça, espaço de brechó e moda alternativa de Porto Alegre, e Solange Giacobo vai relatar a trajetória da Maria Sem-Vergonha, também de Porto Alegre. A empresa nasceu há seis anos a partir de um planejamento estratégico detalhado. “Montamos um plano de negócio em que pensamos nos aspectos gerenciais e comerciais, na seleção de peças, na identidade visual, em tudo”, ilustra Solange. Entre os diferenciais da empresa está o desenvolvimento de parcerias. Há três anos, lançou uma promoção conjunta de descontos com sete empresas da região. Também trabalhou com um artista plástico, que desenvolveu camisetas personalizadas e agora prepara uma promoção com descontos para serviços de um estúdio de tatuagem. “O brechó é um negócio emergente que, com a qualificação, ainda tem espaço para crescer”, observa a empresária.
Confira a programação completa:
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.