
Mais buscados: mei CREDITO SEI Boas Praticas consultoria

Da Redação

Porto Alegre – Uma das grandes novidades no mundo da moda é reciclar, reaproveitar e repassar as roupas semi-novas. A febre dos brechós de grife parece que veio para ficar e o negócio sustentável motivou uma série de eventos em todo Brasil promovida pelo SEBRAE. Esta semana é a vez de a capital gaúcha receber o 1º Fórum de Inovação para o Mercado de Brechós. O evento ocorre no Auditório do SEBRAE/RS (Rua Antônio Joaquim Mesquita, 259), em Porto Alegre, no dia 28 de maio, a partir das 14h. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo telefone 0800.570.0800. Vagas limitadas.
É um mercado expressivo. A coordenadora estadual de vestuário do SEBRAE/RS, Viviane Silva, conta que a estimativa é de que existam mais de 11 mil empresas do segmento em todo Brasil. Só em Porto Alegre, havia 1.162 brechós registrados em 2012. “O Rio Grande do Sul ocupa a terceira colocação e só perde para São Paulo e Minas Gerais em número de lojas desse tipo”, compara Viviane.
O crescimento desse setor motivou a criação do Fórum de Inovação de Brechós. O evento será realizado nas principais capitais do país. A coordenadora explica que o objetivo do encontro é reunir empresários do comércio de brechós, especialistas e entidade do comércio varejista para debater sobre os impactos da inovação no aumento da competitividade e sustentabilidade do comércio do segmento. “A partir dos fóruns, a entidade vai produzir um documento propositivo sobre o que foi aprofundado, levantado e debatido. Ele norteará as ações do SEBRAE para o desenvolvimento dos pequenos negócios deste nicho de mercado. Também será criada a cartilha Dicas para inovar no Comércio de Brechós”, revela.
Entre os palestrantes estão nomes como Chiara Gadaleta, colunista da Revista Estilo da Editora Abril, e a consultora do SEBRAE, Regina Machado. Também serão apresentados cases nacionais, como o do empresário Alexandre Fischer, idealizador dos sites ficoupequeno.com e segundamaozinha.com, e Franz Ambrósio, do antiquário Minha Vó Tinha.
Os projetos locais também terão destaque. Babi Andrade vai falar da Casa da Traça, espaço de brechó e moda alternativa de Porto Alegre, e Solange Giacobo vai relatar a trajetória da Maria Sem-Vergonha, também de Porto Alegre. A empresa nasceu há seis anos a partir de um planejamento estratégico detalhado. “Montamos um plano de negócio em que pensamos nos aspectos gerenciais e comerciais, na seleção de peças, na identidade visual, em tudo”, ilustra Solange. Entre os diferenciais da empresa está o desenvolvimento de parcerias. Há três anos, lançou uma promoção conjunta de descontos com sete empresas da região. Também trabalhou com um artista plástico, que desenvolveu camisetas personalizadas e agora prepara uma promoção com descontos para serviços de um estúdio de tatuagem. “O brechó é um negócio emergente que, com a qualificação, ainda tem espaço para crescer”, observa a empresária.
Confira a programação completa:
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.