
Mais buscados: mei CREDITO SEI boas praticas CONSULTORIA

Da Redação
Já pensou em abrir uma empresa em dez minutos? O que parecia distante agora é possível por conta de uma série de ações que o Governo do Estado está desenvolvendo em parceria com o Sebrae RS, Jucis RS e outras organizações. Uma dessas iniciativas trata-se do Tudo Fácil Empresas, uma plataforma que permite a abertura de empresas on-line, de forma gratuita e em apenas um acesso, com tempo máximo de 10 minutos. No final do processo o empreendedor já recebe o CNPJ, Inscrição Estadual e/ou Municipal e demais licenciamentos necessários, inclusive o do Corpo de Bombeiros Militar do RS.
O modelo, lançado em Porto Alegre, funciona para empresas individuais ou limitadas, de baixo risco ambiental, de incêndio ou sanitário, que, na capital gaúcha, são 566 atividades e representam 70% do número de empreendimentos abertos em 2021. “A partir de 2022 vamos intensificar os trabalhos para ampliar a atuação para os demais municípios do RS, através do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS, do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo, JucisRS e demais parceiros para que logo todos os municípios do Estado tenham acesso a essa importante funcionalidade”, prospecta o Coordenador Estadual da Redesimples do Sebrae RS, Márcio Benedusi.
Para realizar a abertura de uma empresa, são necessárias dez etapas no site (www.tudofacilempresas.rs.gov.br). Além disso, a partir de agora, os custos de abrir uma empresa de baixo risco foram zerados, já que as taxas de abertura da Jucis RS e do alvará de funcionamento, da prefeitura de Porto Alegre foram isentas. Até então, eram necessários cerca de 10 dias para o processo ser realizado, vários deles de forma presencial e em locais diferentes. Para chegar ao resultado ágil oferecido pela plataforma, foi necessária uma análise de todos os CNAEs (Classificação Nacional de Atividade Econômica) do ponto de vista de risco ambiental, de incêndio e sanitário.
O Tudo Fácil Empresas foi desenvolvido pelos integrantes do projeto Descomplica RS, o braço executivo do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (Cede) e contou com a participação de órgãos como Fepam, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros Militar, por meio da análise das tabelas de risco.
De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), conduzida pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) em parceria com o Sebrae RS, pouco mais da metade (50,4%) dos empreendedores gaúchos são formalizados. E as principais razões para não obter um CNJP são os valores e custos caros (66%) e o processo é demorado (58,4%). “O Tudo Fácil Empresas chegou para simplificar e desburocratizar o processo de registro e licenciamento de empresas na capital gaúcha, principalmente das pequenas empresas que sofrem com a burocracia e o custo elevado para formalização dos empreendimentos. É uma importante ferramenta que vai tornar o ambiente mais favorável ao empreendedorismo e desta forma contribuir com a formalização de mais empresas, gerando empregos e renda”, reforça Benedusi.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Fevereiro de 2026Tendência de bem-estar impulsiona pequenos negócios criativos e fortalece o empreendedorismo local no RS
SAIBA MAIS13 de Fevereiro de 2026
Rio Grande do Sul amplia o olhar sobre o turismo e aposta em experiências autênticas para além do inverno
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
09/01/2026 16:00
Google recebe programação do Retail Day Sebrae em Nova York
19/12/2025 12:00
Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.