Mais buscados: Mei credito sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
Pelotas – A 4ª edição da Feira Internacional do Arroz (Expoarroz), nesta semana, em Pelotas, representa também uma oportunidade estratégica para 40 micro e pequenas empresas que compõem o grupo de desenvolvimento da cadeia de Petróleo e Gás, coordenado pela regional Sul do SEBRAE/RS. O grupo organizado em agenda específica ao longo da tarde do dia 7 de maio (quinta-feira) fará uma visitação e terá acesso aos expositores, nada menos do que as maiores companhias produtoras de arroz na América Latina. O encontro iniciará no estande do consórcio Brazilian Rice, números 51 e 52, a partir das 17h, e será orientado pela gerente regional do SEBRAE/RS, Rosani Boeira Ribeiro, e pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Pelotas, que também é presidente da Feira, Fernando Estima.
A ideia central da programação é oportunizar o encontro entre os empresários de micro e pequenas indústrias ou prestadoras de serviços de Pelotas com os executivos das grandes agroindústrias presentes na Expoarroz. “Trata-se de uma ação de mercado bastante simples, na verdade, porém muito efetiva para a conexão entre fornecedores e demandantes de produtos ou serviços industriais. Ao planejar essa ação, o SEBRAE/RS respalda seu próprio trabalho, pois capacita e orienta os pequenos negócios com a qualidade desejada pelas grandes corporações”, defende a gerente regional, destacando que as visitações aos estandes deverão ter foco na apresentação de portfólio e conhecimento sobre as necessidades das produtoras da cadeia do arroz.
Segundo a gerente regional do SEBRAE/RS, é preciso também expandir o olhar, compreendendo que quando se fala em cadeia produtiva industrial, se fala de máquinas, equipamentos, serviços e tecnologias integradas. “As pequenas empresas que estão no grupo do SEBRAE/RS possuem perfis variados, desde o segmento metalmecânico até prestadores de serviços elétricos, técnicos e projetos. As companhias envolvidas na cadeia do arroz, por sua vez, são grandes players do mercado de máquinas, equipamentos, implementos, embalagens, etc.”, explica.
Nesse sentido, bem apropriado foi a escolha da Expoarroz para o lançamento da Rede de Suprimentos da Região Sul, um conjunto de pequenas empresas que decidiram se unir para oferecer produtos e serviços mais completos ao mercado industrial. A iniciativa integra o Programa de Redes de Cooperação desenvolvido em parceria do SEBRAE/RS com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, e a Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O lançamento será às 18h30, no estande 55 da Feira.
Algumas das participantes fazem parte do projeto do SEBRAE/RS. “A configuração de uma rede de suprimentos é uma forma de pequenos negócios se fortalecerem diante das necessidades dos clientes. Uma grande empresa que contrata um projeto de construção civil, por exemplo, poderá ter benefícios ao incorporar no contrato um fornecedor da parte elétrica e hidráulica. Esse é o princípio da rede”, observa Rosani.
A Expoarroz ocorre até o dia 8 de maio, das 14h às 21h, no Centro de Eventos de Pelotas, na avenida Pinheiro Machado, 3390 / BR
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.