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Da Redação
Quando o Rio Grande do Sul registrou os primeiros casos de coronavírus, no mês de março, Renato Correa, fundador da Acontece Eventos – empresa realizadora de eventos científicos -, viu a agenda lotada de 2020 simplesmente desaparecer. Quase todos os compromissos presenciais do ano foram adiados, à exceção de um, datado para dezembro, mas que também tem a possibilidade de ser remarcado. Naquele momento, a primeira impressão não poderia ser outra: ano perdido. Porém, ao contrário do que diz o dito popular, no caso da Acontece, a primeira impressão não foi a que ficou. Ao conseguir parar para raciocinar, em meio ao turbilhão de ligações e mensagens, o empresário olhou para o lado e encontrou a saída para se manter no mercado e relevante para seus clientes.
Para não ficar sem novas demandas enquanto os eventos presenciais não são autorizados, o empresário passou a oferecer uma excelente estrutura de eventos online e ao vivo, com salas que comportam até 5 mil pessoas, o que permite atividades de grande porte, até mesmo com várias salas disponíveis simultaneamente, caso seja a necessidade do contratante. Por meio de plataformas digitais, a Acontece Eventos disponibiliza outras possibilidades ao setor, solucionando a demanda de clientes e a agenda da própria empresa.
“O insight surgiu em uma conversa com um cliente, e consistiu em uma simples troca de formato para se adequar ao momento pelo qual estamos passando. Não foi uma questão de se reinventar, nesse caso. Estamos vivenciando um cenário em que avançamos muito tempo de tendências e processos evolutivos de mercado em poucos meses, mas as ferramentas já estavam à disposição, só foi necessário enxergá-las”, explica Correa.
O receio do empresário, no momento em que estourou a crise, não era somente com a empresa, mas com toda a cadeia e o hub de fornecedores que o setor de eventos movimenta. Correa tinha preocupação com a equipe da Acontece e os trabalhadores da linha de frente, que sofrem um impacto muito maior. “Seria simplista eu apenas adiar eventos e esperar a pandemia passar para retomar a agenda com a expertise da empresa, mas a Acontece é resultado do trabalho de todos, e eu não ficaria bem se não pudesse manter o time”, conta o empreendedor, que não precisou cortar ninguém do quadro de pessoal para conseguir enfrentar a crise.
No começo do ano, a empresa estava em uma situação financeira muito organizada e estruturada, sem dívidas. Mas o faturamento caiu aproximadamente 60%. Para ter uma solução rápida, Correa recorreu ao crédito oferecido pela Caixa Econômica Federal, com o apoio do Sebrae.
“O Renato tem um relacionamento de cinco anos com o Sebrae, com consultorias para melhorar seus processos e atendimentos técnicos individuais e gratuitos. A empresa dele cresceu muito rápido porque tem uma excelente gestão. No começo da crise, o Sebrae o orientou a conseguir o financiamento e o fez perceber que aquele momento também era de oportunidade”, lembra o analista de relacionamento com o cliente, Luciano Francisco Silveira da Silva.
A linha de financiamento que foi aprovada pelo banco está aplicada até que a empresa necessite do recurso. Correa soube da possibilidade pelo analista do Sebrae, que também indicou o atendimento personalizado do site https://sebraeaoseulado.com.br/ e ajudou o empresário a se beneficiar do serviço.
“O Sebrae RS teve um papel primordial de apoio técnico. A orientação que recebi foi fundamental para manter o negócio de pé. É muito importante ter quem te traga informação válida e adequada, que cumpra com a expectativa gerada. Assim, o Sebrae RS desperta no empreendedor uma sensação de segurança que permite a diminuição da ansiedade e gera equilíbrio e inteligência emocional para tomar boas decisões. Ninguém faz nada certo quando está desesperado”, avalia Correa.
No retorno à normalidade, independentemente de data, a Acontece terá a oferecer, além de todo o planejamento e organização dos eventos presenciais, outro grande produto, criado por conta da pandemia. “O desafio desse novo momento é saber como permanecer interessante para perpetuar o modelo. Criamos um novo produto que está sendo amplamente utilizado com a intenção de ser referência. Estabelecemos novas prioridades, mas não podemos esquecer a nossa essência”, conclui.
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