Loading SEBRAE

Mais buscados: sei MEI crédito CONSULTORIA boas praticas

Loading SEBRAE

Agroindústria

Mercado

A importância de estar atento às mudanças das necessidades dos consumidores

21/05/18
Fabiano Nichele

Fabiano Nichele

Gerência Setorial do Agronegócio

COMPARTILHE
Na integração da cadeia de alimentos é importante entender o comportamento do consumidor e suas mudanças de hábitos

Uma agroindústria, para ter sucesso nos dias de hoje, sabe da importância de realizar pesquisas de mercado e o quanto isso pode influenciar no crescimento do seu negócio. Temas como pesquisa de mercado, planejamento, estratégia e tendências são, sem dúvida, de extrema importância para os empresários rurais, pois os ajudam a enfrentar os desafios que o mercado oferece no dia a dia, buscando assim o sucesso da sua agroindústria.

Uma das premissas é conhecer bem o mercado em que se atua e buscar as inovações como meio de se diferenciar e se adequar às novas exigências, permitindo a redução de custos e aumentando a produtividade. Além disso, é necessário buscar a integração da cadeia de alimentos, como, por exemplo, incentivar os supermercados a terem um espaço na gôndola onde possam apresentar produtos típicos da sua região ou até mesmo um restaurante que componha no seu cardápio com os produtos da agroindústria local. Nessa integração da cadeia de alimentos é importante entender o comportamento do consumidor e suas mudanças de hábitos, dessa maneira sua agroindústria vai conseguir atender às novas demandas do mercado.

A importância de estar atento às mudanças das necessidades dos consumidores

A integração da cadeia de alimentos já aponta para uma atuação mais eficaz, onde a agroindústria elabora o produto e comercializa ao supermercado e restaurante que têm a possibilidade de venda, além do ponto comercial que agroindústria possui. Dessa forma se permite uma abrangência maior de consumidores.

Conforme pesquisa realizada pelo Sebrae, conseguimos perceber uma mudança de comportamento dos consumidores. Atualmente passaram a ser mais exigentes e costumam pesquisar antes de realizar suas compras. Boa parte dessa mudança se deve à busca de produtos com procedência e características de determinada região, saudabilidade e outros atributos. Dessa maneira, não podemos deixar de acompanhar os seus hábitos e comportamentos, a fim de oferecer produtos que desejam e mantê-los fidelizados.

Resultado de imagem para juntos para competir png

 

 

 

 

 

 

O Programa Juntos para Competir (Farsul, Senar e Sebrae) atua com a estratégia de profissionalizar as agroindústrias através do aperfeiçoamento dos processos gerenciais e da inovação tecnológica, primando pela melhoria constante da qualidade e pelo padrão dos produtos e, assim, desenvolvendo novos canais de comercialização.

 

Quer saber mais sobre o programa? 

Entre em contato com nossa Central de Relacionamento 0800.570.0800

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

19 de Julho de 2018

O que a NRA Show ensinou aos empresários

SAIBA MAIS

 

19 de Julho de 2018

Resultados de 2017 superados no 3º dia da Francal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 18/07/2018 09:58

Sebrae realiza seminário sobre Junta Digital em Lagoa Vermelha

Sebrae RS Podcast 17/07/2018 18:29

Sebrae em Pelotas promove a Sessão de Crédito para micro e pequenas empresas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: