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Adesão ao Sisbi Suasa promove crescimento do negócio e da economia local

atualizado em: 30/07/18
Fabiano Nichele

Fabiano Nichele

Gerência Setorial do Agronegócio

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A certificação padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal

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Os municípios que optam pela adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), garantem que todos os itens agroindustriais produzidos na cidade possam ser comercializados em todo o território nacional. A certificação padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para assegurar a qualidade da mercadoria e, consequentemente, preservar a segurança alimentar.

O município que pretende aderir ao sistema precisa formalizar o pedido junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que ficará responsável pela análise documental e operacional com intuito de averiguar a atuação dos Serviços Municipais na fiscalização dos estabelecimentos. Depois das auditorias para comprovar que os órgãos municipais cumprem fielmente as exigências impostas pelo Mapa, a entidade reconhece a equivalência do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal da secretaria responsável no município e autoriza a adesão ao Sisbi.

São muitas as vantagens proporcionadas aos municípios que conquistam a certificação. Entre os benefícios, rompimento das barreiras comerciais, expansão dos mercados e fortalecimento da agroindústria ganham destaque. O consequente aumento da produção interfere diretamente em toda a cadeia de produção do negócio. Com a possibilidade de comercializar para outras regiões do País, o produtor precisará adquirir mais matéria-prima, beneficiando direta e indiretamente outros agricultores locais. A melhora da qualidade de vida das famílias que tiram o sustento da agroindústria é uma conquista que promove desenvolvimento em toda a região, aquecendo a economia local e garantindo mais prosperidade ao município.

Adesão ao Sisbi Suasa promove crescimento do negócio e da economia local 2

Veja os tipos de certificações disponíveis para o setor de agroindústria:

SIM – os produtos vendidos dentro do município recebem o Selo de Inspeção Municipal (SIM), concedido pela Secretaria Municipal de Saúde, conferindo qualidade.

SIE – os alimentos vendidos apenas no Estado recebem o Selo de Inspeção Estadual (SIE), da Secretaria de Agricultura.

SIF – os produtos comercializados para fora do Estado ou para outro país precisam ter o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que indica a procedência do alimento pelo Ministério da Agricultura.

Sisbi – os estabelecimentos que aderem ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) passam a integrar o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e a utilizar o selo do Sisbi.

 

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