
Mais buscados: MEi credito Sei boas praticas CONSULTORIA

Fabiano Nichele
Gerência Setorial do Agronegócio
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
As transformações no agronegócio têm sido acentuadas, especialmente em questões relacionadas ao meio ambiente, ao aumento tecnológico e à importância de maior agregação de valor aos produtos. A agroindústria de pequeno porte atualmente vem ganhando espaço nos grandes centros comerciais pela forma artesanal com a qual o produto é produzido e também por suas características vinculadas à sua origem, demonstrando assim agregação de valor. A diferenciação dos produtos é fundamental nesse momento, pois é a qualidade e as suas características regionais e de produção que os tornam atrativos, fazendo com que a marca fique guardada na memória dos consumidores.
No entanto, é necessário que as agroindústrias de pequeno porte fiquem atentas às tendências, pois o consumidor está cada vez mais desconfiado dos sistemas que regulam a segurança dos alimentos, ou seja, processos de produção. Em outras palavras, precisamos garantir a produção de alimentos seguros à saúde e a satisfação dos consumidores. Recentemente foi divulgada uma pesquisa pela Mintel em 2018 (www.mintel.com/in-store-services) na qual foram identificadas algumas tendências entre os consumidores, como, por exemplo, confiança, cuidado pessoal, individualidade e sustentabilidade.
Sendo assim, para atender esses consumidores, que estão cada vez mais exigentes, existem ferramentas que atestam a qualidade e a segurança dos alimentos. Entre elas estão as BPF – Boas Práticas de Fabricação, que reúnem uma série de fundamentos e regras para o manuseio adequado dos alimentos. As exigências que compreendem as BPF vão desde a matéria-prima, localização da agroindústria, área construída, equipamentos e utensílios, limpeza do ambiente, processamento, qualidade da água, registros e controles dos documentos. Além disso, esta ferramenta colabora para a organização da agroindústria (gestão) e também torna o processo de produção mais efetivo.
Atualmente existe um esforço de várias entidades para auxiliar as agroindústrias a implantarem ferramentas que assegurem a qualidade do seu produto. Quem tem apoiado esta mudança de cultura nas agroindústrias são a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), através do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf); a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi); a Emater/RS; e Farsul, Senar e Sebrae (através do programa Juntos para Competir).
Veja Mais
Processo
Produção do queijo colonial nas agroindústrias familiares do RS
Processos
Pontos de atenção na gestão e na comercialização da sua agroindústria
Notícias
17 de Dezembro de 2025Sala do Empreendedor de Garibaldi conquista Selo Prata em avaliação nacional do Sebrae
SAIBA MAIS17 de Dezembro de 2025
Sala do Empreendedor de Caxias do Sul recebe Selo Prata Sebrae de Referência em Atendimento
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.