Mais buscados: mei crEdito sei boas praticas CONSULTORIA
Fabiano Nichele
Gerência Setorial do Agronegócio
Em um cenário cada vez mais competitivo, os pequenos negócios do setor de agroindústria precisam entrar e se posicionar no mercado on-line. E o marketing digital pode contribuir significativamente para este fim. Ele colabora para inserir a empresa no ambiente on-line, com ampla divulgação dos produtos oferecidos. Nesse contexto, o marketing digital é o conjunto de atividades que uma empresa executa online (internet, e-mail marketing e e-commerce) com objetivo de atrair novos clientes, criar relacionamento e fortalecer a marca no mercado.
Segundo especialista em marketing digital Vitor Peçanha da empresa Rock Content, atualmente são 204 milhões de brasileiros, 54% é ativa na internet, 47% redes sociais, 39% conectadas via mobile e 36% compra on-line via computador.
Para atuar com a marketing digital, é necessário que o proprietário da agroindústria conheça as diferentes características dos usuários que estão na internet, e quais as principais plataformas acessadas. O perfil dos internautas são: 53% mulheres e 47% homens, no qual 66% tem idade é entre 25 e 54 anos e 50% possui ensino médio completo. Hoje as plataformas sociais mais acessadas pelos internautas é Facebook, Whatsapp e Facebook Messenger.
As soluções digitais devem ser utilizadas a favor do seu negócio. Por isso, vai algumas dicas atuar com assertividade neste ambiente on-line. Desenvolvimento de um aplicativo, site para divulgar a agroindústria e produtos oferecidos, e-mail marketing para divulgar informações sobre de novos produtos, data comemorativas, convites para eventos entre outros. Existe ainda a possibilidade do E-COMMERCE que é uma loja virtual, no qual possibilita a venda dos produtos para qualquer região do país, devidamente legalizada e sem a necessidade de residir no mesmo local da agroindústria.
É importante salientar que estar na internet com todas as ferramentas disponíveis, não significa que está resolvido a questão da divulgação da marca, da comercialização dos produtos ou seja, ter sucesso no ambiente on-line. É necessário definir objetivos de uma maneira estratégica, isto requer fazer um planejamento acompanhado com indicadores de desempenho, no entanto, marketing digital parecer ser complexo, mas o planejamento realizado com especialista isto torna-se mais fácil do que se imagina. Na maioria das vezes, não é necessário fazer grandes investimentos, porém é preciso paciência e curiosidade para saber o que funciona para cada negócio.
Veja Mais
Processo
Produção do queijo colonial nas agroindústrias familiares do RS
Processos
Pontos de atenção na gestão e na comercialização da sua agroindústria
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.