Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei credito sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Agroindústria

Tecnologia

O potencial do e-commerce para pequenos negócios no campo

atualizado em: 25/06/18
Fabiano Nichele

Fabiano Nichele

Gerência Setorial do Agronegócio

COMPARTILHE
Com o e-commerce, os micro, pequenos e médios empresários podem se relacionar diretamente com o consumidor

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Entende-se por agroindústria o setor que se baseia na transformação de produtos de qualquer atividade de agricultura, pecuária, aquicultura ou silvicultura. Artesanais ou industriais, o intuito do processo tem por finalidade modificar as características físicas, químicas ou biológicas das matérias-primas originárias. Com as pesquisas voltadas para o segmento agropecuário, a tecnologia tem contribuído para que o setor usufrua de soluções inovadores e de grande impacto na produção agroindustrial. A biofortificação de alimentos é um dos processos de otimização do conteúdo de micronutrientes para o melhoramento convencional de plantas. Mas a tecnologia pode ser aproveitada também na expansão dos mercados e na consolidação do negócio. O mercado virtual tem atraído cada vez mais simpatizantes dos produtos agroindustriais.

Com a expansão do acesso da população à internet, cresceu também o número de pessoas que realizam compras através do comércio eletrônico. Buscando conforto e comodidade, essa parcela de consumidores que compra pela web fez o setor de e-commerce brasileiro faturar R$ 21 bilhões no primeiro semestre de 2017, alta de 7,5% em relação ao ano anterior (dados da Ebit). Com a consolidação dessa nova modalidade de consumo, os produtores rurais estão aderindo ao comércio digital como alternativa para escapar dos intermediários e da burocracia impostos pelo mercado convencional. No caso do e-commerce, os micro, pequenos e médios empresários podem se relacionar diretamente com o consumidor.

O potencial do e-commerce para pequenos negócios no campo

Na agricultura, por exemplo, onde os pequenos produtores gerenciam o negócio em um ambiente familiar, a internet é uma ferramenta importante para a colocação de alguns produtos específicos no mercado. É usual na agricultura familiar uma produção diversificada de produtos que, ocasionalmente, encontrará dificuldades de adesão ao comércio convencional. Essa barreira pode ser superada no e-commerce, uma vez que a oferta atinge um número mais abrangente de consumidores em todo o território nacional e até internacional.

Outra vantagem dessa forma de comercialização é a possibilidade de o produtor conseguir gerenciar o negócio com mais precisão e segurança, além de aumentar sua rentabilidade, uma vez que ele ficará livre dos atravessadores. Gerindo todo o modelo de vendas pela internet, o pequeno empresário ganha mais tempo e flexibilidade para otimizar a produção, afinal, não precisará se ausentar do estabelecimento agrícola para efetuar vendas, uma vez que a utilização do e-commerce pode minimizar esse problema.

O método mais recomendado para a adesão ao comércio virtual é a união de micro, pequenos e médios produtores em cooperativas. Com uma gestão qualificada, é possível aumentar a rentabilidade dos cooperados, reduzir os intermediários, expandir os mercados e diminuir custos de transações. O maior obstáculo do setor é a quantidade ainda reduzida de plataformas de e-commerce voltadas para a agricultura. Mas com a expansão do mercado virtual como um todo, a inserção do segmento nesse tipo de comércio é vital para que surja uma cultura que dissemine o consumo dos produtos da agroindústria também pela internet.

 

Quer saber mais?

Conheça o Vídeo -Agroindústria familiar – Mercado

 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Agroindústria de Pequeno Porte

Competitividade

Empresas podem potencializar produtos por meio da embalagem

Notícias

07 de Janeiro de 2025

Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

06 de Janeiro de 2025

Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/12/2024 10:30

Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: