Loading SEBRAE

Mais buscados: sei MEI crédito CONSULTORIA boas praticas

Loading SEBRAE

Agroindústria

Tecnologia

O potencial do e-commerce para pequenos negócios no campo

25/06/18
Fabiano Nichele

Fabiano Nichele

Gerência Setorial do Agronegócio

COMPARTILHE
Com o e-commerce, os micro, pequenos e médios empresários podem se relacionar diretamente com o consumidor

Entende-se por agroindústria o setor que se baseia na transformação de produtos de qualquer atividade de agricultura, pecuária, aquicultura ou silvicultura. Artesanais ou industriais, o intuito do processo tem por finalidade modificar as características físicas, químicas ou biológicas das matérias-primas originárias. Com as pesquisas voltadas para o segmento agropecuário, a tecnologia tem contribuído para que o setor usufrua de soluções inovadores e de grande impacto na produção agroindustrial. A biofortificação de alimentos é um dos processos de otimização do conteúdo de micronutrientes para o melhoramento convencional de plantas. Mas a tecnologia pode ser aproveitada também na expansão dos mercados e na consolidação do negócio. O mercado virtual tem atraído cada vez mais simpatizantes dos produtos agroindustriais.

Com a expansão do acesso da população à internet, cresceu também o número de pessoas que realizam compras através do comércio eletrônico. Buscando conforto e comodidade, essa parcela de consumidores que compra pela web fez o setor de e-commerce brasileiro faturar R$ 21 bilhões no primeiro semestre de 2017, alta de 7,5% em relação ao ano anterior (dados da Ebit). Com a consolidação dessa nova modalidade de consumo, os produtores rurais estão aderindo ao comércio digital como alternativa para escapar dos intermediários e da burocracia impostos pelo mercado convencional. No caso do e-commerce, os micro, pequenos e médios empresários podem se relacionar diretamente com o consumidor.

O potencial do e-commerce para pequenos negócios no campo

Na agricultura, por exemplo, onde os pequenos produtores gerenciam o negócio em um ambiente familiar, a internet é uma ferramenta importante para a colocação de alguns produtos específicos no mercado. É usual na agricultura familiar uma produção diversificada de produtos que, ocasionalmente, encontrará dificuldades de adesão ao comércio convencional. Essa barreira pode ser superada no e-commerce, uma vez que a oferta atinge um número mais abrangente de consumidores em todo o território nacional e até internacional.

Outra vantagem dessa forma de comercialização é a possibilidade de o produtor conseguir gerenciar o negócio com mais precisão e segurança, além de aumentar sua rentabilidade, uma vez que ele ficará livre dos atravessadores. Gerindo todo o modelo de vendas pela internet, o pequeno empresário ganha mais tempo e flexibilidade para otimizar a produção, afinal, não precisará se ausentar do estabelecimento agrícola para efetuar vendas, uma vez que a utilização do e-commerce pode minimizar esse problema.

O método mais recomendado para a adesão ao comércio virtual é a união de micro, pequenos e médios produtores em cooperativas. Com uma gestão qualificada, é possível aumentar a rentabilidade dos cooperados, reduzir os intermediários, expandir os mercados e diminuir custos de transações. O maior obstáculo do setor é a quantidade ainda reduzida de plataformas de e-commerce voltadas para a agricultura. Mas com a expansão do mercado virtual como um todo, a inserção do segmento nesse tipo de comércio é vital para que surja uma cultura que dissemine o consumo dos produtos da agroindústria também pela internet.

 

Quer saber mais?

Conheça o Vídeo -Agroindústria familiar – Mercado

 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

19 de Julho de 2018

O que a NRA Show ensinou aos empresários

SAIBA MAIS

 

19 de Julho de 2018

Resultados de 2017 superados no 3º dia da Francal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 18/07/2018 09:58

Sebrae realiza seminário sobre Junta Digital em Lagoa Vermelha

Sebrae RS Podcast 17/07/2018 18:29

Sebrae em Pelotas promove a Sessão de Crédito para micro e pequenas empresas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: