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Agroindústria

Para agregar valor

Planejamento ajuda empresas a ampliar mercado

atualizado em: 10/09/18
Fabiano Nichele

Fabiano Nichele

Gerência Setorial do Agronegócio

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No planejamento da comercialização, é necessário entender e atender ao que o mercado está solicitando

Como a agroindústria de pequeno porte pode agregar valor a seus produtos, aumentando sua renda? Como desenvolver esses produtos em suas propriedades e disponibilizá-los da forma mais segura possível para o mercado consumidor? Um conjunto de atividades e tarefas gerenciais pode auxiliar nessa jornada.

De maneira geral, dentro de uma propriedade rural é possível o processamento e/ou certificação do produto antes de ser disponibilizado para o mercado consumidor, possuindo, portanto, um maior valor agregado. Exemplos: queijos, salames, doces, geleias, cachaças, vinhos e vegetais (como legumes embalados e pré-cozidos para sopas), entre outros. Entretanto, para que isso ocorra o produtor rural necessita de um planejamento, desde o momento da produção até a comercialização desses produtos.

No planejamento da comercialização, é necessário entender e atender ao que o mercado está solicitando. É claro que não vamos a todo momento alterar a agroindústria em si, mas podemos alterar e dimensionar alguns itens, como uma nova embalagem, a quantidade produzida em porções menores, preços mais atrativos e também a divulgação dos produtos em canais que atinjam um maior número de consumidores.

Planejamento ajuda empresas a ampliar mercado

Atualmente podemos observar que as grandes redes de mercados estão cada vez mais inserindo em suas gôndolas produtos artesanais e caseiros. Isso vem em decorrência do comportamento do consumidor, que busca produtos voltados a tradições e características vinculadas à origem. De fato, as agroindústrias de pequeno porte têm um potencial enorme de mercado, mas ainda carecem de uma estratégia de marketing, posicionamento de sua marca e definir com mais foco qual o mercado a ser explorado.

Apenas para exemplificar este potencial de mercado, a maior feira do Estado do RS, a Expointer, é uma vitrine, e, como é de conhecimento geral, o pavilhão da agroindústria familiar é um dos locais mais visitados pelo público. Mas o que acontece na maioria das vezes é que encontramos esses produtos familiares apenas durante o período feira. Aí está uma oportunidade real para as agroindústrias ampliarem seu mercado.

Portanto, conforme dissemos no início deste texto e como resumo do que foi abordado, o agroempresário de pequeno porte precisa agregar valor aos seus produtos. E, para tanto, necessita ter foco no planejamento e na qualificação de seus processos gerenciais e tecnológicos, assim permitindo o aumento da competitividade e rentabilidade para a sua agroindústria.

 

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