Mais buscados: mei crEdito SEI Boas praticas CONSULTORIA
Fabiano Nichele
Gerência Setorial do Agronegócio
Como a agroindústria de pequeno porte pode agregar valor a seus produtos, aumentando sua renda? Como desenvolver esses produtos em suas propriedades e disponibilizá-los da forma mais segura possível para o mercado consumidor? Um conjunto de atividades e tarefas gerenciais pode auxiliar nessa jornada.
De maneira geral, dentro de uma propriedade rural é possível o processamento e/ou certificação do produto antes de ser disponibilizado para o mercado consumidor, possuindo, portanto, um maior valor agregado. Exemplos: queijos, salames, doces, geleias, cachaças, vinhos e vegetais (como legumes embalados e pré-cozidos para sopas), entre outros. Entretanto, para que isso ocorra o produtor rural necessita de um planejamento, desde o momento da produção até a comercialização desses produtos.
No planejamento da comercialização, é necessário entender e atender ao que o mercado está solicitando. É claro que não vamos a todo momento alterar a agroindústria em si, mas podemos alterar e dimensionar alguns itens, como uma nova embalagem, a quantidade produzida em porções menores, preços mais atrativos e também a divulgação dos produtos em canais que atinjam um maior número de consumidores.
Atualmente podemos observar que as grandes redes de mercados estão cada vez mais inserindo em suas gôndolas produtos artesanais e caseiros. Isso vem em decorrência do comportamento do consumidor, que busca produtos voltados a tradições e características vinculadas à origem. De fato, as agroindústrias de pequeno porte têm um potencial enorme de mercado, mas ainda carecem de uma estratégia de marketing, posicionamento de sua marca e definir com mais foco qual o mercado a ser explorado.
Apenas para exemplificar este potencial de mercado, a maior feira do Estado do RS, a Expointer, é uma vitrine, e, como é de conhecimento geral, o pavilhão da agroindústria familiar é um dos locais mais visitados pelo público. Mas o que acontece na maioria das vezes é que encontramos esses produtos familiares apenas durante o período feira. Aí está uma oportunidade real para as agroindústrias ampliarem seu mercado.
Portanto, conforme dissemos no início deste texto e como resumo do que foi abordado, o agroempresário de pequeno porte precisa agregar valor aos seus produtos. E, para tanto, necessita ter foco no planejamento e na qualificação de seus processos gerenciais e tecnológicos, assim permitindo o aumento da competitividade e rentabilidade para a sua agroindústria.
Veja também:
Veja Mais
Processo
Produção do queijo colonial nas agroindústrias familiares do RS
Processos
Pontos de atenção na gestão e na comercialização da sua agroindústria
Notícias
11 de Setembro de 2024Ecossistemas de inovação do RS concorrem em um dos maiores eventos do Sistema Sebrae
SAIBA MAIS09 de Setembro de 2024
Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.