
Mais buscados: mei Credito Sei Boas praticas consultoria

Da Redação
Santa Maria – A 30ª edição da Feisma, tradicional vitrine para novos negócios realizada na região Central do Estado, ocorrerá entre os dias 11 e 19 de novembro, em Santa Maria (Rua Appel, 775, Bairro Nossa Sra. de Fátima), e contará com a presença de nove agroindústrias apoiadas por FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS, através do Programa Juntos para Competir. A ação tem como objetivo promover o potencial do setor, e subsidiará a aquisição de espaços expositores. O evento é uma promoção da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria com o apoio da Prefeitura Municipal.

Produtos de agroindústrias familiares estarão em destaque na Feira (Foto: Banco de Imagens)
A feira multissetorial terá representantes locais e regionais da indústria, comércio e prestação de serviços. O técnico da Regional Centro do SEBRAE RS Carlos Henrique Karsten Junior conta que “essa iniciativa tem como princípio divulgar a produção regional e também promover a diversidade e a potencialidade do setor, destacando a importância do pequeno produtor”. Ao todo, serão nove empreendimentos integrantes dos projetos Agroindustrias, Hortifruti e Ovinocultura.
Uma das participantes é a proprietária da empresa Delícias da Banana, Salete Brondani. O negócio está localizado em São João do Polêsine e atua há 17 anos com produtos derivados da banana orgânica. O cultivo da matéria-prima, no entanto, está presente na família há mais de 70 anos. “A ideia de criar um empreendimento para processar a banana surgiu porque o mercado absorve muito os produtos de primeira linha, e o restante é descartado. Havia essa quebra, então fizemos o reaproveitamento”, conta.
No mix de itens estão quase 200 receitas, com destaque para a trufa de passas. A empresária explica que é classificada como microempresa e planeja crescimento futuro. “O momento de crise acaba afetando toda a cadeia produtiva. Nesse contexto, a participação em eventos e feiras é fundamental para os pequenos produtores”, afirma. Salete atua em nível estadual, mas não descarta abrir novos mercados.
Para ela, receber auxílio do SEBRAE RS permitiu reestruturar os negócios e conhecer outros produtores e compradores por meio de rodadas de negócio. Ainda sobre a participação na Feisma, ela ressalta que “são as feiras as responsáveis por gerar, hoje, volume de vendas. Minha expectativa é excelente, em poder mostrar mais do meu trabalho para novos clientes e lojistas, e também por estar em uma cidade que me acolheu tão bem desde o início”, finaliza.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.