
Mais buscados: mei Crédito SEI Boas Praticas CONSULTORIA

Da Redação
O município de Alegrete lançou nesta segunda-feira, 03, a adesão ao Cidade Empreendedora. O programa desenvolvido pelo Sebrae RS tem o foco na melhoria do ambiente de negócios e no desenvolvimento dos municípios gaúchos. O ato aconteceu parte de forma on-line e parte presencial e contou com a presença da diretoria executiva do Sebrae RS, do prefeito municipal Márcio Amaral, do vice-prefeito Jesse Trindade e outras lideranças locais.
“Vivemos um momento de retomada da nossa economia e queremos levar ao setor produtivo essas facilidades oportunizadas pelo Cidade Empreendedora. Precisamos buscar essa inovação. Estamos trabalhando o futuro e por isso Alegrete está em um patamar diferenciado. Esse é um objetivo de todas as prefeituras, mas às vezes não temos um caminho muito claro para chegar nesses objetivos, mas com a ajuda do Sebrae RS conseguiremos buscar as soluções para esses problemas”, destaca o prefeito de Alegrete, Márcio Amaral.
O Cidade Empreendedora em Alegrete tem como propósito executar o Plano de Desenvolvimento Econômico, com ações pós-pandemia. Entre as propostas, está acelerar o desenvolvimento local no segmento empresarial com a valorização do comércio, novos negócios e fomento às atividades produtivas. No município, serão desenvolvidos os seguintes eixos do programa: Liderança, Desburocratização, Compras Públicas e Privadas e a Educação Empreendedora, além de mais três eixos complementares que darão sustentação ao desenvolvimento do município que são o Turismo e Inovação. A próxima etapa será a realização de um diagnóstico municipal, que dará origem a um levantamento do desempenho e identificação do grau de maturidade de cada área da gestão.
Para o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, a gestão pública é fundamental para o crescimento econômico regional e para o desenvolvimento dos empreendedores locais. “Temos dedicado um esforço muito grande para levar o desenvolvimento para a região, através das nossas ações. A inovação é muito importante e essa assinatura é uma inovação, pois ela não se restringe apenas a investimentos em tecnologias ou investimentos muito sofisticados e, sim, em renovar as ferramentas que o Estado tem para melhorar a vida dos cidadãos”, destacou Godoy.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa voltada para engajar gestores e servidores na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo principal a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo através de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Novembro de 2025Inova Centro de Santa Maria participa do ELI Summit Nacional 2025, em Natal (RN)
SAIBA MAIS05 de Novembro de 2025
Sebrae RS leva experiência prática e reconhecimento à Expo Favela RS 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.