Mais buscados: MEi CREDITO SEI boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Alegrete foi um dos primeiros municípios gaúchos a aderir ao Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS, em 2020. E, agora, torna-se o primeiro do Estado a receber a entrega formal dos resultados do Programa, que revelam uma série de avanços ao longo dos últimos dois anos. Entre os destaques estão a redução de 86% no tempo para a abertura de empresas, o aumento de 50% no valor arrecadado por Micro e Pequenas Empresas (MPEs) locais nas compras realizadas pela prefeitura, a criação da Lei Municipal de Liberdade Econômica e a conquista da certificação Diamante para a Casa do Empreendedor.
Os dados foram apresentados pelo Sebrae RS na última segunda-feira (21/08), em cerimônia realizada no Salão Azul do Centro Administrativo, com a presença do diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy; do gerente da Regional Campanha e Fronteira Oeste do Sebrae RS, Ângelo Aguinaga; do prefeito Marcio Amaral, e demais autoridades representando o Sebrae RS e a prefeitura.
“O fato de nós estarmos apresentando os resultados do Cidade Empreendedora com os avanços efetivos que aconteceram aqui no município é muito significativo para todos nós”, afirmou o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy. Ele ressaltou que, de fato, o Programa conseguiu entregar soluções concretas para os empreendedores e para a comunidade de Alegrete.
De acordo com o prefeito Marcio Amaral, o Programa Cidade Empreendedora foi um fator preponderante para organizar as ações do município com base em projetos com início, meio e fim bem estabelecidos. “Nós só temos a agradecer ao Sebrae RS por toda essa colaboração com a nossa gestão. E a ideia é que possamos continuar conveniados em projetos futuros, para dar continuidade a este trabalho”, ressaltou o prefeito.
O gerente da Regional Campanha e Fronteira Oeste do Sebrae RS, Ângelo Aguinaga, destacou que esse não é o fim da parceria do Sebrae com Alegrete, pois além da possibilidade de adesão a mais um ciclo do Programa, existem outras ações em andamento no município, como atividades voltadas à inovação e projetos desenvolvidos com produtores de leite e olivicultores conveniados com a Prefeitura. “Eu quero agradecer a confiança que a gestão municipal deposita no Sebrae, tanto no Cidade Empreendedora quanto nesses outros convênios e ações. E dizer que o Sebrae continua à disposição”, afirmou o gerente.
Eixos e avanços
O consultor coordenador estadual do Comércio Brasil, Jankel Dal’osto Nunes, foi o responsável pela apresentação dos resultados obtidos desde 2020, quando Alegrete se tornou o 15º município a aderir ao Programa no Estado.
No eixo Desburocratização, ele destacou a criação da Lei de Liberdade Econômica e a redução de 86% no tempo para a abertura de empresas, em relação a 2020. Hoje, são necessárias 10h para abrir uma empresa em Alegrete, enquanto a média do Estado é de 14h e a média nacional é de 28h.
No eixo de Compras Governamentais, foi criada a Cartilha do Fornecedor Municipal e percebe-se um aumento de 50% no valor arrecadado por Micro e Pequenas Empresas (MPEs) locais em compras realizadas pela prefeitura. Já no eixo Educação Empreendedora, todas as escolas municipais participam do projeto e 95% dos professores da rede já foram capacitados. Somente em 2023, a estimativa é impactar cerca de 8 mil alunos.
Além disso, em 2022, a qualidade dos serviços prestados pela Casa do Empreendedor resultou na conquista do Selo Diamante, certificação máxima concedida pelo Sebrae RS e pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Quanto ao eixo Valorização das Empresas Locais, o programa teve foco no setor de gastronomia, sendo que a Padaria Conquistadora foi citada como um dos cases de sucesso. Por fim, no eixo Turismo, foi desenvolvido um planejamento estratégico para o setor, um radar turístico e estabelecido o Fórum de Turismo de Alegrete.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Mais informações podem ser obtidas em cidadeempreendedora.sebraers.com.br
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.