Mais buscados: mEI credito Sei boas Praticas Consultoria
Da Redação
Alegrete – O município dará mais um importante passo em prol do desenvolvimento. A cidade irá oficializar a implantação da Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM) no dia 25 de novembro, às 11h, na sede da prefeitura municipal (Rua Major João Cezimbra Jaques, 200). A cerimônia contará com a presença do prefeito Erasmo Guterres Silva, do gerente da Regional Campanha e Fronteira Oeste do SEBRAE/RS, Angelo Aguinaga, e de um representante da Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs).
Em todo Estado, o SEBRAE/RS e a Jucergs são parceiros na implementação da REDESIM em municípios com o objetivo de simplificar e desburocratizar o registro e a legalização de empresas. Conforme ressalta o técnico da Regional Campanha e Fronteira Oeste do SEBRAE/RS Marcelo Feres, “a implantação beneficiará o empreendedor. O processo de abertura de empresa com classificação de baixo risco terá liberação de alvará em cinco dias úteis”, comemora. Feres aponta um fator importante que pode agilizar ainda mais os processos. “O Espaço do Empreendedor conta com uma equipe numerosa, articulada, capacitada e muito motivada, então eu acredito que esse tempo pode chegar a dois ou três dias”, estima.
A sensibilização com os colaboradores iniciou em agosto, por meio de um workshop que os capacitou para operar o novo sistema. Com a REDESIM, todos os processos de abertura, registro e baixa de empresas serão centralizados em um único lugar, evitando que o empresário precise se deslocar por várias secretarias.
Municípios como Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, São Marcos, Esteio, Garibaldi, Lajeado, Guaíba e Nova Santa Rita também estão integrados à REDESIM no Estado. O SEBRAE/RS e a Junta Comercial pretendem levar a solução integrada para 34 cidades até o final do ano.
A REDESIM
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007 e atualmente está vinculada à Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE).
Benefícios para o município:
• Base de dados centralizada e compartilhada;
• Incremento dos impostos municipais, através do aumento de formalização de empresas;
• Redução do custo operacional das partes envolvidas;
• Maior desenvolvimento do município.
Benefícios para o usuário:
• Entrada única de dados cadastrais e documentos;
• Redução do tempo para registro e legalização de empresas;
• Extinção da duplicidade de exigências;
• Redução da burocracia através da modernização da gestão municipal;
• Durante o processo de legalização de empresas, a informação é que circulará e não mais o cidadão.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.