Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI mEI credito Consultoria Boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Alimento do futuro é destaque na Feira Anuga

Depois de passarem sete dias imersos na feira europeia, empresários planejam como colocar em prática todo o conhecimento.

atualizado em: 11/10/19

Da Redação

COMPARTILHE

Uma imersão internacional, organizada pelo Sebrae RS e pela FIERGS, possibilitou ver de perto as novidades da indústria e as tendências mundiais do consumo em alimentos e bebidas (A&B). Ao longo de sete dias, dez empresários gaúchos – junto a uma comitiva do Sebrae RS e FIERGS – estiveram na Feira Anuga, maior evento do setor na Europa, que aconteceu entre os dias 5 e 9 de outubro, em Colônia, na Alemanha.

Alimento do futuro é destaque na Feira Anuga 3

O grupo desembarcou nesta sexta-feira, 11, no Brasil e trouxe na bagagem muita inspiração e motivação para começar a aplicar em seus negócios todo o conhecimento adquirido com a viagem. “Ir para Anuga é uma grande oportunidade de fazer um mergulho em tendências e inovação no setor de alimentação. A oportunidade de estar aqui, fora do nosso dia a dia, faz com que a gente repense muito a forma de atuar no mercado”, comenta a gestora de segurança sanitária e integrante da comitiva, Cristina Serafini.

Alimento do futuro é destaque na Feira Anuga 1

A feira Anuga ocupa uma área de exposição de 284.000 m² e, na última edição, recebeu 7.400 expositores de mais de 100 países. Estima-se que passaram pelos corredores mais de 300 mil pessoas oriundas de mais de 200 países. O evento, que é considerado o grande encontro mundial de negócios em alimentos e bebidas, reúne dez feiras em uma, com a temática “Taste the Future” – experimente o futuro. Trata-se de uma grande plataforma de lançamentos de produtos e de novas tendências.

“Entre essas tendências, o grande destaque é a ‘descoberta”. O consumidor está atrás de novidades. Nessa nova forma de consumir alimentos, as pessoas estão procurando novos sabores e experiências sensoriais através da comida. A dica é buscar lançar novos produtos, extensão de linhas de produto para que este consumidor possa ter novas experiências a partir de um produto que ele já gosta. Conhecer o produto, saber da origem, que insumos leva, essa transparência também é um diferencial”, destaca o coordenador de alimentos e bebidas do Sebrae RS, Roger Klafke.

Alimento do futuro é destaque na Feira Anuga 4

Ao longo dos espaços, por exemplo, o grupo viu uma arena só de palestras em que foram apresentados os principais lançamentos. Havia também um espaço para produtos premiados com uma competição online, que recebeu mais de 600 inscrições. Desses, foram destaque os dez produtos mais inovadores no mercado de alimentação. Além disso, foi possível passar por um túnel que mostrava como deve ser a alimentação em 2050 e até uma impressora 3D que modela qualquer tipo de massa.

Produtos híbridos, que misturam plantas com carne, também foram destaque na Alemanha. Como o exemplo de um hambúrguer composto por 70% de carne nobre e 30% de vegetais ou alimentos com frutas e até farinhas de insetos. Klafke destacou outros ingredientes como um grilo coberto com chocolates nobres, ou um grilo com ervas dos Alpes Suíços, proteínas alternativas e produtos que podem ser chamados de ‘inclusivos’, com a redução de insumos, sem lactose, sem açúcar, menos sal, sem glúten, entre outros. “Os produtos estão realmente muito bons. Quando tem sabor e tem cor, a gente começa a acreditar que eles entrarão no mercado”, relata o gestor do Sebrae RS.

 

Muito além da feira

O grupo visitou empresas de referência no cenário Europeu. Foram mais de dez visitas técnicas, que incluiu a padaria Henkel, a mais premiada da Alemanha, que tem mais de 200 anos e já está na quinta geração de proprietários. Outras visitas interessantes foram aos supermercados que possuem, entre outras coisas, uma estufa para que os produtos sejam cultivados dentro da loja.

Alimento do futuro é destaque na Feira Anuga 6

O segundo grupo de visitas contemplou as fábricas de mostarda, cervejarias e indústrias das cervejas – entre elas a famosa cervejaria Zum Schlüssel -, lojas de bebidas, vinícolas, entre outros. “Não adianta a gente ver as tendências e o que está sendo lançado e não confrontar isso com o que está na gôndola, o que é vendido nos supermercados e na realidade desses empresários que o Sebrae apoia”, complementou Klafke.

Alimento do futuro é destaque na Feira Anuga 2

Estiveram nessa oportunidade as empresas: Salva Cervejaria Ltda (Bom Retiro do Sul), Vinícola Arbugeri Ltda (Caxias do Sul), Bar Gambrinus Ltda – EPP (Porto Alegre), Cereale Produtos Integrais Ltda (Ijuí), Panificadora Cinara (Sertão), Orgânica Ind e Com Ltda (Santa Maria), C & R Projetos e Treinamentos SS Ltda (Porto Alegre), Cervejaria Malvadeza (Porto Alegre), Aprocampo Carnes Especiais (Caxias do Sul) e LJ Comércio Varejista de Bebidas Ltda (Lajeado).

Agora, é a hora de começar a colocar em prática todo o conhecimento adquirido com a viagem. E, para isso, o Sebrae RS fornecerá todo o acompanhamento técnico e suporte na implementação de melhorias, através de encontros de disseminação de conteúdo e apresentação de resultados.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

14 de Novembro de 2019

Vinte e sete empresas participam da Estação Moda RS na Feira Zero Grau, em Gramado

SAIBA MAIS

 

14 de Novembro de 2019

Startup Day reunirá cases bilionários em Porto Alegre

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 08/11/2019 16:01

Estão abertas as inscrições para participar da Feira de Hannover em 2020

Sebrae RS Podcast 07/11/2019 14:33

Programa de segurança do alimento credencia restaurantes de Santa Maria

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: