Mais buscados: MEI CREDITO sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Uma imersão internacional, organizada pelo Sebrae RS e pela FIERGS, possibilitou ver de perto as novidades da indústria e as tendências mundiais do consumo em alimentos e bebidas (A&B). Ao longo de sete dias, dez empresários gaúchos – junto a uma comitiva do Sebrae RS e FIERGS – estiveram na Feira Anuga, maior evento do setor na Europa, que aconteceu entre os dias 5 e 9 de outubro, em Colônia, na Alemanha.
O grupo desembarcou nesta sexta-feira, 11, no Brasil e trouxe na bagagem muita inspiração e motivação para começar a aplicar em seus negócios todo o conhecimento adquirido com a viagem. “Ir para Anuga é uma grande oportunidade de fazer um mergulho em tendências e inovação no setor de alimentação. A oportunidade de estar aqui, fora do nosso dia a dia, faz com que a gente repense muito a forma de atuar no mercado”, comenta a gestora de segurança sanitária e integrante da comitiva, Cristina Serafini.
A feira Anuga ocupa uma área de exposição de 284.000 m² e, na última edição, recebeu 7.400 expositores de mais de 100 países. Estima-se que passaram pelos corredores mais de 300 mil pessoas oriundas de mais de 200 países. O evento, que é considerado o grande encontro mundial de negócios em alimentos e bebidas, reúne dez feiras em uma, com a temática “Taste the Future” – experimente o futuro. Trata-se de uma grande plataforma de lançamentos de produtos e de novas tendências.
“Entre essas tendências, o grande destaque é a ‘descoberta”. O consumidor está atrás de novidades. Nessa nova forma de consumir alimentos, as pessoas estão procurando novos sabores e experiências sensoriais através da comida. A dica é buscar lançar novos produtos, extensão de linhas de produto para que este consumidor possa ter novas experiências a partir de um produto que ele já gosta. Conhecer o produto, saber da origem, que insumos leva, essa transparência também é um diferencial”, destaca o coordenador de alimentos e bebidas do Sebrae RS, Roger Klafke.
Ao longo dos espaços, por exemplo, o grupo viu uma arena só de palestras em que foram apresentados os principais lançamentos. Havia também um espaço para produtos premiados com uma competição online, que recebeu mais de 600 inscrições. Desses, foram destaque os dez produtos mais inovadores no mercado de alimentação. Além disso, foi possível passar por um túnel que mostrava como deve ser a alimentação em 2050 e até uma impressora 3D que modela qualquer tipo de massa.
Produtos híbridos, que misturam plantas com carne, também foram destaque na Alemanha. Como o exemplo de um hambúrguer composto por 70% de carne nobre e 30% de vegetais ou alimentos com frutas e até farinhas de insetos. Klafke destacou outros ingredientes como um grilo coberto com chocolates nobres, ou um grilo com ervas dos Alpes Suíços, proteínas alternativas e produtos que podem ser chamados de ‘inclusivos’, com a redução de insumos, sem lactose, sem açúcar, menos sal, sem glúten, entre outros. “Os produtos estão realmente muito bons. Quando tem sabor e tem cor, a gente começa a acreditar que eles entrarão no mercado”, relata o gestor do Sebrae RS.
Muito além da feira
O grupo visitou empresas de referência no cenário Europeu. Foram mais de dez visitas técnicas, que incluiu a padaria Henkel, a mais premiada da Alemanha, que tem mais de 200 anos e já está na quinta geração de proprietários. Outras visitas interessantes foram aos supermercados que possuem, entre outras coisas, uma estufa para que os produtos sejam cultivados dentro da loja.
O segundo grupo de visitas contemplou as fábricas de mostarda, cervejarias e indústrias das cervejas – entre elas a famosa cervejaria Zum Schlüssel -, lojas de bebidas, vinícolas, entre outros. “Não adianta a gente ver as tendências e o que está sendo lançado e não confrontar isso com o que está na gôndola, o que é vendido nos supermercados e na realidade desses empresários que o Sebrae apoia”, complementou Klafke.
Estiveram nessa oportunidade as empresas: Salva Cervejaria Ltda (Bom Retiro do Sul), Vinícola Arbugeri Ltda (Caxias do Sul), Bar Gambrinus Ltda – EPP (Porto Alegre), Cereale Produtos Integrais Ltda (Ijuí), Panificadora Cinara (Sertão), Orgânica Ind e Com Ltda (Santa Maria), C & R Projetos e Treinamentos SS Ltda (Porto Alegre), Cervejaria Malvadeza (Porto Alegre), Aprocampo Carnes Especiais (Caxias do Sul) e LJ Comércio Varejista de Bebidas Ltda (Lajeado).
Agora, é a hora de começar a colocar em prática todo o conhecimento adquirido com a viagem. E, para isso, o Sebrae RS fornecerá todo o acompanhamento técnico e suporte na implementação de melhorias, através de encontros de disseminação de conteúdo e apresentação de resultados.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.