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Da Redação
Uma das mais importantes cadeias produtivas do Estado, o setor de alimentos e bebidas pode e deve se reinventar constantemente. E em 2023, isso não pode ser diferente, com a sinalização de um crescimento discreto na temporada que se inicia. Desde pequenas agroindústrias, passando por bares, restaurantes e serviços online de entrega, ter uma plano de ação que atraia e fidelize consumidores ao mesmo tempo que acompanhe as tendências do mercado de forma ágil e competitiva, é fundamental.
Pensando nisso, o especialista de A&B do Sebrae RS, Roger Scherer Klafke, elencou três fatores que não podem faltar no planejamento estratégico dos empreendedores que atuam levando sabor e energia à mesa do consumidor.
As dicas abaixo somam-se a outras diretrizes que empreendedores de todos os segmentos devem seguir, como por exemplo profissionalizar a gestão financeira da empresa com a utilização de sistemas e de profissionais especializados no assunto, implementar uma comunicação efetiva e transparente com os clientes e fomentar uma cultura interna de valorização das equipes de trabalho.
3 sugestões para os empreendedores do mercado de alimentos e bebidas em 2023:
Com insumos com preços elevados, buscar alternativas de pequenos fornecedores locais e priorizar a redução do desperdício são pontos que fazem a diferença, principalmente na calculadora. Assim, uma política clara e objetiva de comunicação junto à equipe de trabalho é um ponto importante a ser desenvolvido nos bastidores de um negócio desse segmento. Estabelecer metas e indicadores relacionados ao tema e definir processos para garantir padrão e segurança na produção com rotina de treinamento e monitoramento dos objetivos a serem alcançados.
Seja mediante o uso de ferramentas mais formais como formulários e pesquisas ou por canais mais simples – como avaliações e comentários nas redes sociais, ter acesso à informação é algo que deve estar no centro do negócio. Quantificada e qualificada, é ela que ditará os rumos de novas tomadas de decisão que podem culminar, por exemplo, no desenvolvimento de novos cardápios e promoções a ser exploradas de forma mais assertiva. Análises com revisões de curto prazo devem ser priorizadas e as ações corretivas, realizadas com agilidade conforme os impactos dos acontecimentos. A correção de rota daquilo que é oferecido ao cliente final deve acompanhar as tendências do ambiente externo que estimula os hábitos de consumo e o monitoramento do comportamento e das necessidades dos consumidores. É uma prática que deve ser incorporada no dia a dia da empresa.
Estar presente no ambiente digital há muito tempo deixou de ser uma estratégia extra para ser algo central. Seja para estabelecer contato com sua rede de fornecedores ou para atender diretamente o consumidor final. E as redes sociais mais do que nunca têm grande relevância, pois, cada vez mais, é por lá que os clientes chegam até as empresas e marcas. Além disso, as redes sociais funcionam como importantes canais que dão subsídio ao item 2 acima, sendo grandes fontes de informação que podem impactar o negócio. Finalmente, do ponto de vista da gestão, o uso da tecnologia pode ser explorado por meio de ferramentas que favorecem o desenvolvimento sustentável do negócio. Uso de softwares e indicadores que medem produtividade e eliminam tarefas desnecessárias é essencial.
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