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Da Redação
O projeto Desenvolver as Indústrias de Alimentos Premium do Rio Grande do Sul foi criado pelo SEBRAE RS para acompanhar as micro e pequenas empresas, que precisam de aproximação com novas oportunidades de mercado. Os chamados alimentos premium são aqueles que têm um ou mais atributos que os destacam em comparação aos semelhantes tradicionais. E em meio a concorrência, em que há no mercado uma variedade de produtos muito parecidos, quem usar um diferencial poderá ser mais bem reconhecido pelo consumidor. Os alimentos premium conseguem conquistar reconhecimento, valor e fidelidade.
De acordo com o gestor de projetos da Gerência Regional Vale dos Sinos, Caí e Paranhana do SEBRAE RS, Junior Utzig, a crescente procura por esse tipo de produto fez com que haja também um aumento de empresas fabricantes do setor no Estado. Um item pode ser considerado premium quando encontra um cliente disposto a pagar mais como recompensa por um benefício exclusivo, por algo único em relação ao seu nicho. Nesse caso, o consumidor tende a se tornar mais fiel à marca, pois reconhece um ou mais atributos com os quais se identifica.
Junior explica que, nem todas as características necessárias para que o alimento seja considerado especial são necessariamente vinculadas a saudabilidade. “Quando o consumidor adquire um produto guiado pela sensação de prazer e indulgência (sabe as consequências do consumo, mas desconsidera em troca de uma experiência diferenciada), ele pode não estar focado em sua saúde. Por exemplo, adquirir uma carne com maior marmoreio, ou seja, com mais gordura entre as fibras. Ele vai buscar um sabor diferenciado em um produto de maior valor agregado, sem se preocupar necessariamente se a opção é a mais saudável”, comenta.
Para o gestor, a atuação do SEBRAE RS é importante a partir do momento em que a entidade mapeou junto aos clientes a oportunidade de criar o Projeto Desenvolver as Indústrias de Alimentos Premium do RS. “Os empreendedores passam dois anos participando de diversas ações em que são preparados para o planejamento e abordagem comercial, aproximação com clientes em potencial, participação em rodadas de negócio, feiras e eventos do setor, buscando o aumento do número de clientes e o faturamento das empresas”, descreve.
Atualmente, 30 micro e pequenas empresas participam do projeto, que tem a duração de 24 meses.
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