Mais buscados: Mei credito sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Ametista do Sul – A viticultura desempenha um papel importante na economia gaúcha. Na região do Médio Alto Uruguai, condições climáticas favoráveis permitem aos produtores antecipar a colheira. Neste ano, a vindima, que marcará o início da safra 2017/2018, contará com uma programação técnica. O Seminário Regional da Fruticultura, proposto por FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE RS, através do programa Juntos para Competir, ocorre em Ametista do Sul nesta quinta-feira, 30 de novembro, no salão comunitário de Linha Alta, e contará com apresentação de histórias de sucesso e palestras com especialistas.
Em municípios como Ametista do Sul, Alpestre, Planalto, Iraí e Frederico Westphalen, a produção de uva gera renda para mais de 600 famílias de agricultores, com o cultivo de, aproximadamente, mil hectares e a estimativa de produção de 15 mil toneladas por safra. As variedades compreendem os tipos de mesa e as uvas destinadas para a produção de suco e vinho.
Nesse contexto, conforme o técnico do SEBRAE RS na região Ronaldo Kloeckner a entidade realizou um projeto na região chamado Desenvolver a Fruticultura no Médio Alto Uruguai, por meio do Programa Juntos para Competir. As atividades iniciaram em janeiro de 2015 e finalizam em dezembro de 2017. “Adotamos o modelo de gestão compartilhado em Comitê Técnico Gestor (CTG), convidando todas as entidades locais e regionais que tenham relação com o fomento da fruticultura, como a Emater (regional e escritórios municipais), prefeituras municipais, sindicatos rurais e de trabalhadores, Coperametista, entre outros”, disse.
Durante os três anos de atividades, o projeto atuou em três pilares: melhoria dos processos produtivos, gestão da propriedade e mercado. “Além disso, atuamos também com um viés de liderança, estimulando e empoderando os proprietários. Inclusive, muitos jovens estão tomando a frente dos negócios”, comemora Kloeckner. O técnico ressalta, também, que “a iniciativa, com apoio de diversas entidades parceiras, transformou um evento local em uma ação regional, atraindo outros produtores, gerando visibilidade e resultados”, conta.
O seminário conta com debate de temas importantes. O engenheiro agrônomo da Emater RS-Ascar, Ênio Ângelo, fala sobre o tema nutrição de plantas frutíferas. A palestra sobre sanidade da fruticultura será proferida por Lucas Garrido, da Embrapa Uva e Vinho. O engenheiro agrônomo da PariPassu, Felipe Moraes, leva o tema rastreabilidade na fruticultura. Além das palestras, os produtores Irineu Oroski e Jussiê Ozekoski contarão suas histórias de sucesso como avançaram com o apoio das entidades e de projetos como esse de fruticultura.
A programação tem também os Espaços Técnicos e da Comercialização de Figo, Laranja e Uva. Às 14h30 será feito o deslocamento para a propriedade de José Ulisses Mezzaroba, também na Linha Alta, para a solenidade de abertura oficial da colheita da uva.
A realização da Abertura Oficial da Colheita da Uva no Médio Alto Uruguai é da Emater/RS-Ascar, Coperametista, Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (ADMAU), programa Juntos para Competir e prefeitura de Ametista do Sul. O apoio é da Creluz, Sicredi Alto Uruguai RS/SC, Sindicato Rural de Frederico Westphalen, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Ametista do Sul e revista Novo Rural.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.