Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI Mei Credito Consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Ametista do Sul sedia Seminário de Fruticultura

Evento que marca o início da colheita 2017/2018 será co-realizado por FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS, nesta quinta-feira, 30 de novembro

30/11/17

Da Redação

COMPARTILHE

Ametista do Sul – A viticultura desempenha um papel importante na economia gaúcha. Na região do Médio Alto Uruguai, condições climáticas favoráveis permitem aos produtores antecipar a colheira. Neste ano, a vindima, que marcará o início da safra 2017/2018, contará com uma programação técnica. O Seminário Regional da Fruticultura, proposto por FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE RS, através do programa Juntos para Competir, ocorre em Ametista do Sul nesta quinta-feira, 30 de novembro, no salão comunitário de Linha Alta, e contará com apresentação de histórias de sucesso e palestras com especialistas. 

Produção de uva gera renda para mais de 600 famílias de agricultores da região do Médio Alto Uruguai (Foto: Banco de Imagens)

Em municípios como Ametista do Sul, Alpestre, Planalto, Iraí e Frederico Westphalen, a produção de uva gera renda para mais de 600 famílias de agricultores, com o cultivo de, aproximadamente, mil hectares e a estimativa de produção de 15 mil toneladas por safra. As variedades compreendem os tipos de mesa e as uvas destinadas para a produção de suco e vinho.

Nesse contexto, conforme o técnico do SEBRAE RS na região Ronaldo Kloeckner a entidade realizou um projeto na região chamado Desenvolver a Fruticultura no Médio Alto Uruguai, por meio do Programa Juntos para Competir. As atividades iniciaram em janeiro de 2015 e finalizam em dezembro de 2017. “Adotamos o modelo de gestão compartilhado em Comitê Técnico Gestor (CTG), convidando todas as entidades locais e regionais que tenham relação com o fomento da fruticultura, como a Emater (regional e escritórios municipais), prefeituras municipais, sindicatos rurais e de trabalhadores, Coperametista, entre outros”, disse.

Durante os três anos de atividades, o projeto atuou em três pilares: melhoria dos processos produtivos, gestão da propriedade e mercado. “Além disso, atuamos também com um viés de liderança, estimulando e empoderando os proprietários. Inclusive, muitos jovens estão tomando a frente dos negócios”, comemora Kloeckner. O técnico ressalta, também, que “a iniciativa, com apoio de diversas entidades parceiras, transformou um evento local em uma ação regional, atraindo outros produtores, gerando visibilidade e resultados”, conta.

O seminário conta com debate de temas importantes. O engenheiro agrônomo da Emater RS-Ascar, Ênio Ângelo, fala sobre o tema nutrição de plantas frutíferas. A palestra sobre sanidade da fruticultura será proferida por Lucas Garrido, da Embrapa Uva e Vinho. O engenheiro agrônomo da PariPassu, Felipe Moraes, leva o tema rastreabilidade na fruticultura. Além das palestras, os produtores Irineu Oroski e Jussiê Ozekoski contarão suas histórias de sucesso como avançaram com o apoio das entidades e de projetos como esse de fruticultura.

A programação tem também os Espaços Técnicos e da Comercialização de Figo, Laranja e Uva. Às 14h30 será feito o deslocamento para a propriedade de José Ulisses Mezzaroba, também na Linha Alta, para a solenidade de abertura oficial da colheita da uva.

A realização da Abertura Oficial da Colheita da Uva no Médio Alto Uruguai é da Emater/RS-Ascar, Coperametista, Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (ADMAU), programa Juntos para Competir e prefeitura de Ametista do Sul. O apoio é da Creluz, Sicredi Alto Uruguai RS/SC, Sindicato Rural de Frederico Westphalen, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Ametista do Sul e revista Novo Rural.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

13 de Novembro de 2018

Um negócio chamado saúde

SAIBA MAIS

 

13 de Novembro de 2018

“Não existe cidade burra, existe gestão burra”, diz Cláudio Nascimento

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 13/11/2018 09:50

Lajeado recebe palestra para incentivar empresários locais

Sebrae RS Podcast 09/11/2018 17:49

Seminário discute futuro de Alimentos e Bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: