Mais buscados: MeI CREDITO Sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
Ametista do Sul – A viticultura desempenha um papel importante na economia gaúcha. Na região do Médio Alto Uruguai, condições climáticas favoráveis permitem aos produtores antecipar a colheira. Neste ano, a vindima, que marcará o início da safra 2017/2018, contará com uma programação técnica. O Seminário Regional da Fruticultura, proposto por FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE RS, através do programa Juntos para Competir, ocorre em Ametista do Sul nesta quinta-feira, 30 de novembro, no salão comunitário de Linha Alta, e contará com apresentação de histórias de sucesso e palestras com especialistas.
Em municípios como Ametista do Sul, Alpestre, Planalto, Iraí e Frederico Westphalen, a produção de uva gera renda para mais de 600 famílias de agricultores, com o cultivo de, aproximadamente, mil hectares e a estimativa de produção de 15 mil toneladas por safra. As variedades compreendem os tipos de mesa e as uvas destinadas para a produção de suco e vinho.
Nesse contexto, conforme o técnico do SEBRAE RS na região Ronaldo Kloeckner a entidade realizou um projeto na região chamado Desenvolver a Fruticultura no Médio Alto Uruguai, por meio do Programa Juntos para Competir. As atividades iniciaram em janeiro de 2015 e finalizam em dezembro de 2017. “Adotamos o modelo de gestão compartilhado em Comitê Técnico Gestor (CTG), convidando todas as entidades locais e regionais que tenham relação com o fomento da fruticultura, como a Emater (regional e escritórios municipais), prefeituras municipais, sindicatos rurais e de trabalhadores, Coperametista, entre outros”, disse.
Durante os três anos de atividades, o projeto atuou em três pilares: melhoria dos processos produtivos, gestão da propriedade e mercado. “Além disso, atuamos também com um viés de liderança, estimulando e empoderando os proprietários. Inclusive, muitos jovens estão tomando a frente dos negócios”, comemora Kloeckner. O técnico ressalta, também, que “a iniciativa, com apoio de diversas entidades parceiras, transformou um evento local em uma ação regional, atraindo outros produtores, gerando visibilidade e resultados”, conta.
O seminário conta com debate de temas importantes. O engenheiro agrônomo da Emater RS-Ascar, Ênio Ângelo, fala sobre o tema nutrição de plantas frutíferas. A palestra sobre sanidade da fruticultura será proferida por Lucas Garrido, da Embrapa Uva e Vinho. O engenheiro agrônomo da PariPassu, Felipe Moraes, leva o tema rastreabilidade na fruticultura. Além das palestras, os produtores Irineu Oroski e Jussiê Ozekoski contarão suas histórias de sucesso como avançaram com o apoio das entidades e de projetos como esse de fruticultura.
A programação tem também os Espaços Técnicos e da Comercialização de Figo, Laranja e Uva. Às 14h30 será feito o deslocamento para a propriedade de José Ulisses Mezzaroba, também na Linha Alta, para a solenidade de abertura oficial da colheita da uva.
A realização da Abertura Oficial da Colheita da Uva no Médio Alto Uruguai é da Emater/RS-Ascar, Coperametista, Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (ADMAU), programa Juntos para Competir e prefeitura de Ametista do Sul. O apoio é da Creluz, Sicredi Alto Uruguai RS/SC, Sindicato Rural de Frederico Westphalen, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Ametista do Sul e revista Novo Rural.
Siga o SEBRAE RS
Veja Mais
Notícias
11 de Setembro de 2024Ecossistemas de inovação do RS concorrem em um dos maiores eventos do Sistema Sebrae
SAIBA MAIS09 de Setembro de 2024
Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.